Coocacer Araguari, valorizando os produtores e realizando eventos compensados
A Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores criada em 1993 – membro da Região do Cerrado Mineiro – com objetivo de criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados.
A cooperativa é parte integrante da Região do Cerrado Mineiro, uma produtora de cafés de alta qualidade, reconhecida com a denominação de Origem no Brasil, buscando apoiar e valorizar os produtores, o produto café e a sua origem, construindo e desenvolvendo através de um pensamento coletivo.
Como parte dessas ações, a Coocacer Araguari realizou eventos em 2023, que foram compensados através da Ecooar.
Em março de 2023 foi iniciado na Coocacer com a estruturação do grupo Elas no Café. Motivada pela organização de mulheres na cafeicultura com a finalidade de abertura de espaços, integração e fortalecimento da atividade, a cooperativa fomentou a organização de cooperadas, esposas e filhas de cooperados, formalizando o grupo Elas no Café Coocacer.
Neste primeiro momento, o grupo formado por 108 cafeicultoras de Araguari e Indianópolis, contou com o apoio da Expocaccer, Sebrae, Sicoob Aracredi, ACIA e Prefeituras de Araguari e Indianópolis, empoderando as mulheres, compartilhando conhecimentos e auxiliando nas diretrizes para sucesso do grupo.
O planejamento estratégico conta com quatro frentes de trabalho, sendo o de Turismo e Cultura, Produtos, Treinamento e Capacitação, além de Comunicação e Eventos, organizados em grupos, tendo em vista proporcionar ações mais eficientes, promovendo excelentes resultados.
Ação inédita na cafeicultura mineira em junho deste ano, que integrou as regiões produtoras de café do estado e a cadeia produtiva para uma celebração singular, a Abertura da Safra Mineira de Café reuniu mais de 900 participantes na Coocacer, em Araguari, MG, e contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais e do Ministro da Agricultura do Governo Federal.
A estrutura projetada e executada para o evento mostrou a força da cafeicultura e seu impacto nos setores em que está conectada, abrindo espaço para instituições financeiras, acadêmicas e de consumo, apresentarem seus trabalhos relacionados à atividade geradora de riqueza e oportunidades nos municípios em que está inserida.
Tendo em vista premiar a conquista de boas colocações em concursos de qualidade e destacar a busca constante pela melhoria, a Coocacer Araguari realizou, no dia 11 de novembro, a Noite da Singularidade.
O tradicional evento que teve como destaque da noite a premiação da qualidade dos cafés de seus cooperados, também engloba premiações e destaques na sustentabilidade nas propriedades, o protagonismo feminino, bem como as inovações realizadas pelos membros da cadeia do café, começando no produtor e chegando até o consumidor. O evento mostrou os avanços coletivos e ao mesmo tempo, enalteceu a singularidade dos cafés dos cooperados.
De acordo com levantamento da cooperativa, em 2023 foram enviadas 168 amostras dos cafés de cooperados para os principais concursos de qualidade, algo que corresponde a 103 cafeicultores participantes.
No início de 2023, a Coocacer foi primeira entidade da Região do Cerrado Mineiro a conquistar os selos para seus eventos, contando com este importante reconhecimento.
A Sustentabilidade também é evidenciada em homenagens, projetos e novidades que foram apresentados durante as cerimônias da Coocacer Araguari neste ano. O Selo Verde Ecooar esteve constantemente presente junto aos eventos realizados, compensando as emissões de carbono através do plantio de árvores.
Esta iniciativa ressalta o papel fundamental da cooperativa no fomento de práticas responsáveis e na promoção de ações que contribuam para a preservação do meio ambiente.