Além disso, foram exibidos os vídeos institucionais feitos especialmente para homenagear os produtores.
No mês de dezembro, a Cooabriel reuniu os primeiros colocados do XVII Concurso Conilon de Excelência para apresentar a edição limitada das embalagens dos cafés premiados aos sócios Tiago Herzog (Café Natural) e Marcos Aurélio Bastianello (Cereja Descascado). Além disso, foram exibidos os vídeos institucionais feitos especialmente para homenagear os produtores.
No lote Natural, a edição especial dos Campeões vai até Nova Venécia para contar a história do Tiago Herzog, que conquistou 83,8 pontos, vencedor da categoria Café Natural.
“Fiz o que foi recomendado pela cooperativa, como colher o café maduro. O terreiro de pedra que utilizo já teve diversos finalistas. Acreditamos que ele tem algo especial, algum “segredo”. Tudo foi feito com muita dedicação, acordo de madrugada, mas esse é um reconhecimento do que fazemos na roça. Não é apenas o lucro. Se Deus quiser iremos participar novamente”, disse Tiago.
No lote Cereja Descascado, seguimos até Canavieiras, na Bahia, para contar a história do Marcos Aurélio Bastianello, vencedor da categoria Cereja Descascado. O produtor conquistou 83,7 pontos.
“O processo todo foi bem penoso, um pouco em cima da hora, mas deu tudo certo. Esse é um caminho que não tem volta. Agora iremos aprimorar o processo e ajustar o que é necessário. Estamos mudando a estrutura de despolpamento e fazendo alterações para que o processo seja mais prazeroso e alcançar uma bebida mais limpa”, afirmou o produtor.
A iniciativa é uma edição limitada com o propósito de mostrar o potencial do café conilon e das famílias que produzem. Esse lote veio para consagrar os ganhadores das duas categorias.
“A edição dos campeões foi um pedido feito pela diretoria executiva para mostrar com fidelidade a atuação da família do produtor para chegar aos cafés especiais. Prontamente atendemos e nossa equipe construiu o projeto para viabilizar as entregas. Foi essencial contar com uma rede de parceiros. Aqui destaco meu time de marketing e o campeão brasileiro de torra Jonathan Piazarolo que assinou a torra dos cafés desta edição limitada”, disse o Gerente Corporativo Administrativo Financeiro da cooperativa, Samuel Lopes Fontes.
De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o foco da cooperativa é melhorar a qualidade do café já que há grande demanda do mercado. “Nosso propósito é apresentar para o mundo o conilon de qualidade. Temos essa capacidade. Achamos que o momento é agora. E neste ano queremos valorizar ainda mais quem conquistar 80 pontos ou mais”, garantiu.
Comercializados em embalagens de 250 gramas, em versões torrado e torrado e moído, os lotes de café edição dos Campeões podem ser adquiridos na própria cooperativa ou através do número (27) 2158-1000.
“Foi a primeira vez que preparamos um lote especial e o vídeo para os vencedores. O mercado de cafés de qualidade tem crescido muito em todo o mundo, por isso queremos incentivar cada vez mais os nossos sócios”, afirmou o coordenador do concurso e gerente corporativo de mercado da cooperativa, Edimilson Calegari.
O mestre de torra e barista Jonathan Piazarolo, que tem 11 anos de experiência na área, explicou que os cafés passaram por um processo de torra especial. “É um processo detalhado, em que avaliamos as características de cada local, como sol, vento e umidade. Fizemos testes para revelar atributos e potencial na xícara das amostras. Tudo foi embalado cuidadosamente. O mercado de cafés de qualidade é promissor e tem crescimento de 15 a 20% por ano”, finalizou.