fonte: Cepea

Cooabriel prepara grupos de cooperados para classificação de café

Finaliza nesta sexta-feira (06/08), a semana de capacitação realizada pela Cooabriel em parceria com o Senar-ES para que novos grupos de cooperados aprendam sobre classificação de café.

6 de agosto de 2021 | Sem comentários Comércio

Os treinamentos foram ministrados pelo engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Leandro da Silveira Barbosa, e aconteceram nas dependências do Clube Vale do Rio (antiga associação Banestes), em São Gabriel da Palha, obedecendo os protocolos de prevenção à Covid-19.

Participaram sócios da cooperativa, filhos e esposas de cooperados e colaboradores. Um total de 32 pessoas tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre os atributos do produto. O curso visa levar os participantes a compreenderem os principais aspectos que interferem na qualidade do café.

Com essas etapas a Cooabriel dá sequência ao projeto criado pela cooperativa no ano de 2020 no preparo de equipes (colaboradores, cooperados e seus membros familiares) para conhecimento em classificação e degustação de café.

A parceria com o Senar prevê curso de classificação e degustação, sendo dois dias para classificação e três dias para degustação. O planejamento é levar primeiro o conhecimento de como classificar e depois entrar no processo de degustação, sendo assim, as turmas farão os treinamentos em sequência, porém em períodos diferentes.

O cooperado, Jorcelino Boone Herzog, destacou a importância do treinamento para ampliar horizontes e utilizar o conhecimento na prática “O aprendizado é muito importante para a gente fazer qualidade no nosso café e vamos saber classificar ele na hora de mandar. Já vi classificando, mas é muito bom a gente mesmo aprender. Hoje mesmo, consegui classificar o meu próprio café do lote que vou colocar no concurso e tenho como saber se vai dar uma peneira boa. Vamos utilizar na prática”

Segundo o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, o projeto é contínuo. “A parceria com o Senar é fundamental para que possamos atingir grande parte dos sócios nos próximos anos. Quem produz qualidade é o próprio cafeicultor nos diferentes processos que ocorrem dentro da porteira, seja colhendo os frutos na maturação correta, seja secando com tempo maior para manter a integridade dos grãos e seus compostos ou até mesmo na escolha de outros processos que possam alterar a qualidade final. Com conhecimento para avaliar seu café quanto à classificação e como bebida, não temos dúvidas de que o produtor terá maior preocupação nos detalhes que podem agregar sabor e aroma ao café que ele mesmo irá degustar”, finalizou.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.