Fazem parte do grupo, produtores com produção de café 4c e com baixo teor de glifosato (dentro dos padrões LMR Aceitável)
Com muita expectativa e alegria dos sócios contemplados, a Cooabriel realizou na noite desta quinta-feira (17) solenidade para anunciar a entrega de prêmios aos cooperados que produziram na safra 2020, volumes de cafés sustentáveis. Fazem parte do grupo, produtores com produção de café 4c e com baixo teor de glifosato (dentro dos padrões LMR Aceitável)
A solenidade que foi presencial e online, contou também com uma palestra com o consultor, Eduardo Sampaio – Engenheiro Agrônomo, Consultor da Plataforma Global do Café (GCP) que destacou aspectos históricos das certificações e sustentabilidade no café, o papel da plataforma global do café, as ferramentas para a melhoria contínua, desafios na cafeicultura. Falou da profissionalização do cafeicultor e das expectativas de demanda do mercado pela produção dentro dos preceitos de sustentabilidade.
O grupo de produtores participaram presencialmente em número reduzido de pessoas, obedecendo às recomendações de segurança como restrição à Covid -19. O grupo presente representou os demais cooperados que tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo pelos canais da cooperativa.
De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, o prêmio representa o valor agregado aos cafés produzidos dentro de critérios de sustentabilidade. “Iniciamos já há algum tempo este trabalho no campo, conscientizando nossos produtores a respeito da importância das boas práticas para produção sustentável de café e agora o resultado está aparecendo. O valor adicional negociado no mercado pela cooperativa com esses cafés, é repassado ao grupo de cooperados que armazenaram lotes de café na Cooperativa nesta safra de acordo com o volume de cada um. São R$ 600 mil (seiscentos mil reais) em prêmios aos cooperados como valor agregado aos cafés sustentáveis” – falou entusiasmado.
A consultora técnica da Cooabriel, Samara Cuquetto Batista e o gerente corporativo de mercado da cooperativa, Edimilson Calegari, conduziram o momento de explicação da formação do grupo de produtores, bem como, da conquista desse mercado onde foi possível agregar valor aos cafés sustentáveis da Cooperativa. Nesse momento foram entregues de forma simbólica, os “cheques de cafés sustentáveis” aos produtores presentes com os respectivos nomes e valores.
Surpresa, emoção e satisfação foram expressados pelos sócios ao receberem o prêmio. Muitos receberam valores bem consideráveis.
PAGAMENTO DIRETO NA CONTA– O pagamento do prêmio de todos os que foram contemplados, mesmo os que não participaram presencialmente, será feito no dia 28 de dezembro de 2020, após às 12 horas, direto na conta bancária de cada um que é parte do grupo de cafés sustentáveis da cooperativa.
Confira os depoimentos:
“Muito bacana a iniciativa da Cooabriel. É um reconhecimento, um incentivo para o produtor melhorar cada vez mais. Meu pai é que toca a propriedade e ficou muito feliz com o valor” – Fernanda Jacob, sócia
“Um incentivo a mais porque ficamos mais animados de produzir com qualidade e satisfazer o consumidor com um produto sustentável. É bom para nós e para a natureza. Minhas nascentes são preservadas e não jogo nenhum lixo na propriedade. A minha terra não é um lugar qualquer. Ela será preservada para as futuras gerações. Os produtos que uso tem potencial de combater pragas e doenças, mas não produtos muito perigosos, com uso consciente, pensando na rentabilidade, na lucratividade e no meio ambiente. Estou na equipe 4c desde 2015” – Antônio Carlos Soares, sócio
“Muito alegre por esse reconhecimento da Cooabriel. O valor recebido irei investir na lavoura. A Cooabriel está vendo nosso esforço e nos incentivando” – Juvenal Bastianello, sócio
“Participo do 4c e só vejo uma grande força da Cooabriel. Me sinto muito feliz e muito satisfeito pelo reconhecimento e vou passar para frente para que mais produtores entrem no grupo. Temos que apoiar. Sinto muita honra de ser sócio da Cooabriel. Sempre fui um defensor da cooperativa” –Aldecyr Pinto Pirschner, sócio