Controle Biológico: Pesquisa, Prática e Tendências foi tema da live promovida pelo Clube illy do Café

O evento online realizado no dia 05 de novembro reuniu especialistas para discutir a ação dos biológicos na sustentabilidade e produtividade no cultivo do café

12 de novembro de 2024 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

A live “Controle Biológico: Pesquisa, Prática e Tendências” promovida pelo Clube illy do Café contou com a moderação de Cesar Candiano (Engº Agrônomo Experimental/illycaffè) e as presenças dos especialistas:  Prof. Flavio Medeiros (Professor de fitopatologia e controle biológico – UFLA), Osmar Pereira Nunes Jr (Cafeicultor – Nunes Coffee – Patrocínio, MG) e Mário Ferraz de Araújo (Gerente de Desenvolvimento Técnico – Cooxupé).

Com o tema central sobre o uso de biológicos nas lavouras de café, o evento promoveu a troca de experiências, ideias e sugestões práticas sobre os principais benefícios e desafios do uso de biológicos no controle de pragas e doenças que atingem as lavouras e como eles podem contribuir para a produção de cafés de alta qualidade.

Durante a live foram abordados tópicos importantes sobre o controle biológico, como as vantagens e sua aplicação nas lavouras de café. A pesquisa acadêmica também tem sido uma forte aliada dos produtores para o desenvolvimento de novos biológicos, mais eficazes e acessíveis utilizando ainda os vários recursos propostos pela tecnologia.

O encontro também apontou a crescente tendência sobre a adoção de biológicos entre os produtores como uma forma de preservar a saúde do solo e melhorar a qualidade do café. Apesar do custo inicial do investimento, os produtores que já começaram a implantar em suas lavouras notaram os benefícios do uso de biológico em relação aos métodos tradicionais através da melhoria da produtividade, da qualidade dos grãos e do retorno vantajoso a médio e longo prazos. 

“O controle biológico é ainda uma ótima tecnologia para ser utilizada em alternância ao controle químico, diminuindo os riscos de resíduos no grão, oferecendo a produção de um café mais seguro”, explica Cesar Candiano, Engº Agrônomo da Experimental/illycaffè.

Sustentabilidade, preservação do solo, qualidade do café, redução de custos ao longo do tempo em relação aos pesticidas, a resistência das plantas, que melhora a cada dia e a demanda do mercado pela agricultura regenerativa e regulamentações ambientais são alguns dos fatores que estão contribuindo cada vez mais para que os produtores adotem o uso de biológicos em suas lavouras. Otimistas em relação ao controle biológico natural, os especialistas acreditam que no prazo de 05 a 10 anos a utilização de biológicos esteja em igualdade ao uso dos químicos, porque muitos produtores já perceberam seus inúmeros benefícios e o valor agregado aos grãos de café.

Acesse o Youtube do Clube illy do Café e assista a live completa!

A live foi promovida e realizada pelo Clube illy do Café, que reúne atualmente mais de 600 fornecedores brasileiros da illycaffè, com o objetivo de propagar a troca de conhecimentos e incentivar a produção de cafés sustentáveis de qualidade. A illycaffè, empresa italiana com certificação B Corp, vem se destacando pelas ações de sustentabilidade adotadas em diversas etapas de sua cadeia produtiva, a partir do plantio dos seletos grãos que compõem seu exclusivo blend 100% Arábica. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.