Consumo mundial de café desacelera e alcança 137,9 milhões de sacas em 2011

Por: Valor Econômico

O consumo mundial de café cresceu 1,7% em 2011 em relação ao ano anterior e alcançou 137,9 milhões de sacas de 60 quilos, segundo dados preliminares divulgados pela Organização Internacional de Café (OIC). O incremento registrado foi inferior à média dos últimos 12 anos (2,5% ao ano), o que, segundo a entidade, confirma que a demanda continua a mostrar sinais de flutuação. Em alguns países emergentes, inclusive em exportadores de café como o Brasil, o aumento do consumo segue firme; mas em outras nações em desenvolvimento e em importantes países desenvolvidos há quedas significativas.

É o caso de tradicionais mercados na Europa como a Espanha, que registrou redução de 2,6%, e a Itália, com recuo de 1,8%. Nesses países, o produto subiu no varejo e afungentou consumidores tendo em vistas os problemas nas respectivas economias. Em dezembro do ano passado, os valores no varejo atingiram recordes em vários países, com aumentos superiores a 30% ante dezembro de 2010.

Na lista da OIC, os mercados emergentes onde o consumo de café mais recuou em 2011 foram a Coreia do Sul (17,1%), Argélia (11,5%) e Ucrânia (10,8%). Entretanto, a entidade alerta que a metodologia usada para calcular o consumo nesses países pode ter sido prejudicada por questões como a mudança dos estoques. Portanto, estão sujeitas à revisão.

Entre o grupo de países exportadores, o que apresentou maior crescimento no consumo foi o Vietnã (21,6%). No Brasil, o incremento foi de 2,6%, o que manteve o país como o segundo maior consumidor do mundo, atrás dos EUA — onde a demanda subiu 1,2% no ano passado. Dentre os principais importadores do grão, a França teve maior incremento do consumo (4,3%).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.