Jovens consomem mais produto na Guatemala
(29/07/2009 15:40)
Embora os dados sobre o consumo interno de café na Guatemala remontem de apenas cinco anos, um estudo recente entre jovens universitários demonstra que esta bebida ganhou muitos adeptos neste segmento.
Uma amostra de 299 alunos da Faculdade de Economia da URL (Universidade Rafael Landívar), reconhecida pela direção de economia empresarial, constatou que 65 em cada cem jovens bebem café. Os dados foram divulgados no 20 Congresso Nacional do Café, que teve sua abertura nesta segunda-feira, dia 27.
O estudo destaca, ainda, que 59% dos entrevistados bebem uma xícara de café por dia 25% bebem duas xícaras enquanto 16% mais de três por dia. Segundo Virzì, jovens universitários cada vez tomam mais café e vão com mais frequência a coffee shops, ou seja, lojas especializadas na venda de café.
O estudo demonstra que 80% dos jovens que bebem café consomem-no em centros especializados 35% vão a esses lugares mais de uma vez por semana 91% vão de segunda a sexta-feira e 89% vão acompanhados.
Segundo Virzì, os coffee shops são um fenômeno social, conhecido como “o quarto grande lugar”. Isso, segundo ele, significa dizer que, depois da casa, da igreja e do trabalho, essas lojas são o ponto preferido para as pessoas se reunirem.
Christian Rasch, presidente da Anacafé (Associação Nacional Café), durante sua participação na abertura do 20 Congresso Nacional Café, disse que durante aúltima colheita de café, foram exportados 4,9 milhões de quintais (3,75 milhões de sacas de 60 kg), com um faturamento de US$ 655 milhões, e que na safra 2009/2010, a expectativa é de que o volume das exportações aumente mais cinco milhões de quintais. (3,83 milhões de sacas de 60 kg).
Rasch foi otimista sobre a situação do cultivo de café no país e motivou os presentes a trabalharem para melhorá-lo ainda mais.
O evento foi inaugurado pelo vice-presidente, Rafael Espada, que enfatizou a importância do café no desenvolvimento nacional e da América Central, e afirmou que precisam ser melhoradas as relações entre produtores, empresários e governo, a fim de aumentar a produtividade.
Durante o primeiro dia do congresso, foram realizadas palestras relacionadas com o cultivo e a produção do grão.
As informações do Coffee Break, noticiou a Agência Safras.