09/10/2011
Consumo de conilon tem alta mundial
Em 12 meses, de setembro de 2010 a agosto de 2011, o volume de conilon exportado no mundo cresceu 14,81%, comparado aos 12 meses anteriores. O arábica aumentou menos, 10,36%, conforme dados da OIC. O Espírito Santo exportou em 2011, até setembro, 2,1 milhões de sacas de conilon e 1,9 milhão de arábica, segundo o Centro do Comércio de Café de Vitória.
Participação
Os dados da Organização Internacional do Café são muito importantes para o Espírito Santo. Principalmente em relação ao conilon, que hoje responde por 35,67% do conumo de café no mundo. O solo capixaba é o maior produtor brasileiro dessa espécie.
Avaliação
A alta do conilon no mercado global é visto pelo secretário da Agricultura, Enio Bergoli, como estímo para avançar na produtividade. Este é um dos fatores de sucesso do conilon capixaba.
Safra
Vale lembrar que a safra de 2011 de conilon no Espírito Santo deve atingir com 8,5 milhões de sacas, o equivalente a 75,5% do total brasileiro, conforme números divulgados pela Conab.
Importância
Dados da Secretaria de Agricultura mostram que mais de 40 mil propriedades produzem conilon em terras capixabas. A agricultura familiar é responsável por 52% do café que nasce no Espírito Santo.
Importância 2
Das 84 mil propriedades rurais existentes no Espírito Santo, 67 mil (80%) são da agricultura familiar, onde estão nada menos que 220 mil postos de trabalho. O campo continua sendo vital à economia capixaba.
Código Florestal
A espera pela definição do Código Florestal, prevista para novembro, tem adiado decisões de investimentos no meio rural capixaba. O produtor não sabe o impacto que terão as novas regras.
Código Florestal 2
A Federação da Agricultura capixaba defende o ponto de vista de que não será necessário derrubar nem mais uma árvore para ampliar a produção. O produtor não cogita desmatar. Quer é regularizar as condições para produzir, diz o engenheiro agrônomo Murilo Pedroni.
125,9 mil Vendas
Apesar da economia em crise, no mês de setembro os Estados Unidos compraram 125,9 mil sacas de café exportadas pelo Espírito Santo. Esse volume corresponde a 22,1% do total embarcado no Porto de Vitória, no período. São os principais clientes das exportações locais.
Angelo Passos