09.02.2010 | 06h02
UOL/Boa Saúde
Um estudo japonês publicado na edição de fevereiro da revista Preventive Medicine indica que o consumo regular de chá verde pode proteger contra problemas orais que levam à perda de dentes. Avaliando dados de uma pesquisa realizada em 2006 com mais de 25 mil japoneses com idades entre 40 e 64 anos, os especialistas notaram que mesmo o consumo de uma xícara de chá verde por dia pode reduzir a propensão à perda de dentes.
Os resultados indicaram que, entre os homens, o risco de perda de menos de 20 dentes reduzia em 18% para o consumo de uma a quatro xícaras de chá verde por dia, e em 23% para a ingestão de mais de cinco xícaras diárias da bebida. Os dados correspondentes para as mulheres e os resultados em relação à perda de 10 ou de 25 dentes foram essencialmente os mesmos.
A pesquisa não explica as razões desse efeito protetor do chá verde. Mas muitos especialistas atribuem essa ralação à grande quantidade de flavonoides com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes no chá. Muitos estudos, inclusive, associam seu consumo à redução de condições inflamatórias, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Porém, mais estudos são necessários para confirmação.