Volume no período foi de 5.235 toneladas, informa a Abics, que representa o segmento
Por Globo Rural
O consumo de café solúvel no Brasil alcançou 5.235 toneladas no primeiro trimestre de 2024. O volume representa um crescimento de 5,3% na comparação com as 4.970 toneladas registradas no mesmo período do ano passado. Os dados foram revelados no relatório estatístico da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), divulgado nesta terça-feira (16/4).
De acordo com Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da entidade, o avanço do volume consumido no Brasil vem se dando de maneira constante e sustentada nos últimos oito anos e reflete as ações adotadas pelo segmento.
“As empresas do setor vêm realizando investimentos permanentes em qualidade e diversidade de produtos, os quais, alinhados com as estratégias de promoção e de emprego em outras formas de consumo, como na gastronomia, impulsionam o resultado. Essa maior percepção qualitativa e da versatilidade do produto pelos consumidores brasileiros é fomentada pela campanha ‘Descubra Café Solúvel’ nas redes sociais e junto a profissionais de barismo e cafeterias, que a Abics desenvolve com parceiros no Brasil e, no exterior, junto à ApexBrasil”, explicou, em nota publicada no site da Abics.
A entidade criou e implementou, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), um protocolo de analise sensorial do café solúvel, do qual participam representantes de especialistas de todas as empresas associadas à entidade.
“Com essas ações, o café solúvel brasileiro impõe maior protagonismo e amplia a visibilidade no mercado. Aliadas à capacidade de fornecimento de produtos com valor agregado em tecnologias, qualidade, volume e competitividade, tais iniciativas consolidam a posição do Brasil como líder mundial de produção e exportação, não se esquecendo que o berço de toda essa iniciativa é o mercado interno, o primeiro a ser beneficiado”, complementa Lima.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura