O consumo de café no Brasil cresceu 4,8%, para 21,004 milhões de sacas de 60 kg, entre novembro de 2017 e outubro de 2018, de acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), que leva em conta o total das empresas associadas, d
São Paulo, 6 -Dessa forma, o Brasil continua como o segundo maior consumidor de café do mundo. O consumo per capita ficou em 6,02 kg/ano de café cru e em 4,82 kg/ano de café torrado e moído, no mesmo intervalo de tempo.
Segundo o diretor executivo da Abic, Nathan Herszkovicz, há uma série de motivos para o aumento: “É um conjunto de fatores, mas sem dúvida existe um aumento do público consumidor, uma melhora da qualidade e a oferta de produtos diferenciados. O café é a bola da vez”, confirmou.
O crescimento apenas entre as dez maiores empresas associadas à Abic no período foi ainda maior: 7,43%.
Neste ano, a Abic mudou a metodologia de pesquisa e passou a não incluir as estimativas de café produzido por empresas não associadas.
O crescimento do consumo entre novembro de 2017 e outubro de 2018 diz respeito às estimativas dos anos anteriores, também aplicadas à nova metodologia, ou seja, sem as estimativas de empresas não cadastradas – a Abic estima esse número em cerca de 2 milhões de sacas.
Fonte: Q10/Estadão Conteúdo