Mesmo com a crise financeira mundial, o consumo de café continua aumentando cada vez mais. O café é a bebida mais consumida no Brasil, depois apenas da água. Seu consumo superou, em 2008, as 17 milhões de sacas registrados em 2007, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). De acordo com pesquisa realizada pela entidade, vê-se que o consumo interno aumentou e que não houve queda nos estabelecimentos comerciais especializados. Além disso, as cafeterias estão no topo da lista das franquias mais requisitadas em 2008.
Segundo estudos da Interscience, o consumo de café brasileiro vem crescendo ao longo dos anos, principalmente, entre os maiores de 15 anos. Nove em cada dez brasileiros consomem café, diariamente.
Além de prazeroso, o hábito de beber café também traz benefícios para a saúde. Suas propriedades antioxidantes e vasodilatadoras são bastante ressaltadas. Existem muitos benefícios proporcionados pelo café à saúde humana, indo desde a elevação do humor até a prevenção de doenças crônicas.