O volume de café consumido pela China na temporada 2022/23 (outubro-setembro) cresceu 15% ante o ano anterior e as exportações de café brasileiro para a China superaram 1 milhão de sacas pela 1ª vez em um ano
O consumo de café na China aumentou em dois dígitos na temporada 2022/23, impulsionado pela expansão das cafeteiras em várias das grandes cidades do país em meio a uma demanda crescente dos chineses mais jovens, o que tem favorecido embarques do Brasil, maior exportador global.
O volume de café consumido pela China na temporada 2022/23 (outubro-setembro) cresceu 15% ante o ano anterior para 3,08 milhões de sacas de 60 kg, de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC) obtidos pela Reuters. Já o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) vê o consumo chinês em 5 milhões de sacas na nova temporada (2023/24).
Enquanto isso, as exportações de café brasileiro para a China superaram 1 milhão de sacas pela primeira vez em um ano, de acordo com dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), que agora coloca o gigante asiático como o oitavo principal destino do grão nacional.
“A China é uma realidade, não é algo pontual, podemos ter muitas surpresas com China ainda, sem dúvida nenhuma”, disse o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos, à Reuters.
O país asiático importou 1,152 milhão de sacas no acumulado deste ano até novembro, mais do que triplicando suas importações frente ao mesmo período de 2022, segundo dados do Cecafé.
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