14/02/2006
Dados da Abic indicam que os brasileiros irão consumir 16,5 milhões de sacas este ano e atingir 21 milhões em 2010.
Da Redação
Depois do crescimento no consumo em 2005, as indústrias de café estimam que essa trajetória ascendente será mantida este ano. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) indicam para um consumo de 16,5 milhões de sacas, 6% a mais do que foi consumido no ano passado e buscando alcançar a meta de 21 milhões de sacas em 2010.
Os fatores que explicam o crescimento do consumo de café no Brasil, na opinião da Abic, continuam ligados não somente à melhora do poder de compra, mas, sobretudo, às ações de promoção do produto, melhoria de qualidade, com o estímulo aos cafés diferenciados e de alta qualidade, bem como, ao novo Programa de Qualidade do Café (PQC). Campanhas institucionais patrocinadas pela ABIC, por outras organizações e pelo Conselho Deliberativo de Política Cafeeira (CDPC), e o aumento do investimento em marketing pelas empresas, completam um cenário de sustentação ao consumo de café.
Em termos de faturamento, a indústria registrou em 2005 um ano positivo. As vendas de café podem ter atingido R$ 4,7 bilhões em 2005, se consideradas ao preço médio atual. Neste período, os preços do café ao consumidor evoluíram 18%, na média, na cidade de São Paulo, atingindo R$ 9,00/kg em dezembro. Em 2006, as vendas podem atingir R$ 5,59 bilhões, um aumento de 19% que resultaria do crescimento dos volumes em 6%, acrescido da esperada elevação dos preços médios unitários de 12% em relação aos preços médios de 2005, em virtude da recuperação dos preços do café verde (que começou a acontecer já em Janeiro de 2006).