A queda das temperaturas em algumas capitais do país já se reflete no aumento do consumo de café. Bares, restaurantes, cafeterias e empresários do setor registram crescimento de cerca de 30% nas vendas do grão e da bebida. Para acompanhar a demanda, a marca Villa Café – indústria de café espresso em grãos e saches – localizada em Belo Horizonte/MG, ampliou seu quadro de funcionários em 15%. A empresa prevê o incremento de 25% no faturamento durante o inverno.
“Apostamos em estratégias de marketing e fidelização para estimular as vendas de nossos clientes. Prestamos assessoria para que o café seja comercializado com a mais alta qualidade e promovemos cursos de capacitação de baristas. Além disso, oferecemos receitas de drinks quentes e desenvolvemos uma linha de espresso nos sabores menta e caramelo, um grande diferencial para o paladar no inverno”, afirma o diretor da indústria, Rafael Duarte.
Já o Café Bistrô Santa Sophia, localizado no bairro de Lourdes, também na capital mineira, registrou um crescimento de mais de 50%. Segundo a empresária Magda Dias Leite, a divisão de vendas na cafeteria configura 50% para o espresso, 40% capuccino e 10% chocolate quente. “Estamos em uma época do ano na qual o faturamento esquenta na proporção inversa à queda da temperatura. Já ampliamos nossos estoques e ainda esperamos incremento dos pedidos de opções como o chocolate”.
De acordo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil é o vice-colocado no ranking mundial de consumo da bebida, perdendo apenas para os EUA. O café é a segunda bebida mais ingerida por 94% dos brasileiros acima de 15 anos, perdendo apenas para a água. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), cada brasileiro bebe, em média, 74 litros de café por ano.
A previsão da Abic para o consumo de café em 2008 é de 18,1 milhões de sacas, contra 17,1 milhões em 2007. Essa ampliação é explicada pela melhoria contínua da qualidade, pela qualificação das casas de café, pela consolidação do mercado de grãos tipo gourmet, pelo crescimento do consumo fora do lar e pelo reconhecimento dos aspectos benéficos pela comunidade médica.
Segundo Duarte, do Villa Café, “o brasileiro aprecia um bom café em qualquer ocasião ou local, seja em casa, no restaurante ou numa sala de espera de consultório médico”. No mercado desde 2007, a marca já possui mais de 400 clientes em Minas Gerais, São Paulo e sul do Brasil. As informações são do Portal Fator Brasil.