Consumidor procura café com melhor qualidade – Cafés especiais (gourmets) têm crescimento anual de mais de 23%.

25 de maio de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 24/05/2007 21:05:04 - Alimento Seguro

O gosto do consumidor brasileiro pela sua bebida preferida está mudando, segundo informações apuradas e divulgadas pelo Grupo Pão de Açúcar. Aquele cafezinho que acompanha o bate papo, a reunião de negócios, o livro preferido ou, simplesmente, o prazer de saborear a bebida, vem ganhando mais qualidade e variedade.


O Brasil é disparado o maior produtor e o segundo maior consumidor de café no mundo. Em 2006/2007, a produção brasileira de café cresceu 10%, enquanto nos outros países apenas 1,5 %. Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de café (Abic) mostra que a bebida é consumida por 93% da população brasileira.


Mas, enquanto a venda da bebida tradicional mantém patamares estáveis de crescimento, cerca de 10% ao ano, os cafés especiais – ou gourmets – ganham espaço e despertam o paladar do público brasileiro para uma bebida de alta qualidade. No Brasil, onde esta tendência ainda é recente, os cafés especiais têm crescimento anual de mais de 23%.


Referência no varejo nacional, o Pão de Açúcar informa que trata o café como uma categoria de produtos diferenciada. A rede aposta na comunicação exclusiva nas lojas, variedade de itens, entre mais de 50 marcas nacionais e importados, todos selecionados pela consultora e cafeóloga, Eliana Relvas. Dos tradicionais aos gourmets, aromatizados e orgânicos, a rede é hoje uma especialista no segmento.


Nas lojas, os clientes encontram também outros produtos a base de café, como bolos e licores, além de itens para o consumo da bebida como garrafas térmicas, cafeteiras italianas, canecas, xícaras de café e de cappuccino, bules e potes para armazenagem.


“O tratamento diferenciado que damos a bebida, coloca o Pão de Açúcar em uma posição de vanguarda no mercado. A implementação de gôndolas especiais e informações em folhetos sobre os tipos de grãos e qualidade dos produtos têm garantido aumento significativo de venda”, comenta Heloisa Morel, diretora de marketing da rede.


Grandes produtores também investem na sofisticação da bebida, em pontos de venda com ambientes diferenciados e num diversificado mix de produtos.


Presente nos principais mercados brasileiros, a São Braz trabalha com grãos da linha gourmet, 100% arábica. Além do savory, utilizado para o expresso, oferece ainda opções de café orgânico, sem agrotóxicos, e o export blend 53, uma mistura de grãos selecionados. O descafeinado é uma das novidades, assim como o café premium, lançado em homenagem aos 25 anos da marca, em 2005.


Segundo Fred Dominguez, gerente de Marketing, embora mais lento que no Sudeste, a demanda por cafés especiais tem aumentado bastante nos últimos dois anos no Nordeste.


Para promover os especiais, a empresa realiza palestras, disponibiliza degustadores nos principais supermercados, além de investir na rede São Braz Coffee Shop, espalhada em shoppings, aeroportos e supermercados. “Desenvolvemos uma completa linha de cafés que permite ao consumidor escolher entre opções de blends, torra, etc. E as perspectivas são de forte aumento da demanda de cafés especiais”, comenta.


Economia — A cadeia produtiva do café envolve mais de 4 milhões de empregos, 1200 indústrias e cerca de 2.500 marcas em todo o país. O setor cafeeiro é o sexto com maior capacidade de gerar empregos.


Com a especialização do produto, o mercado teve que se adaptar: novas formas de beneficiamento, embalagem, transporte e campanhas de divulgação elevam a cada dia o consumo do café gourmet, feito apenas com os melhores grãos.


café e Saúde — O café possui no máximo 2,5% de cafeína, ou seja, a substância não é nem a mais importante nem a mais abundante em sua composição. Além de uma grande variedade de minerais como potássio, magnésio, cálcio, ferro ou zinco, são encontrados nos grãos aminoácidos, lipídeos, açúcares, vitamina B3, entre outros.


Hoje já se sabe, por exemplo, que o café melhora a memória, auxiliando no aprendizado; reduz o risco de cirrose hepática e de diabetes; previne cálculo da vesícula e doenças neuro-degenerativas como Parkinson ou Alzheimer. O café também protege contra alguns tipos de câncer, ajuda na prevenção de cáries, fortalece o sistema cardiovascular e reduz o desejo por álcool, tabaco e drogas. Atletas profissionais também se beneficiam do café quando bem orientados, pois a bebida aumenta a performance durante o exercício prolongado de forma significativa.



Fonte: Grupo Pão de Açúcar– Relacionamento com Imprensa
 

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