Inscrições já estão abertas. Provas serão de 8 a 11 de dezembro. Serão formados grupos de consumidores em cada um dos estados produtores: Paraná, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
O 12º Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) traz uma grande inovação nesta edição: pela primeira vez, Grupos de Consumidores farão parte do Júri Popular, participando da seleção dos 10 lotes finalistas, provando os cafés e dando a sua nota para a qualidade da bebida na xícara!
Os Grupos de Consumidores atuarão paralelamente ao Júri Técnico, composto por provadores e especialistas, que avalia os lotes seguindo a metodologia de análise sensorial do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC. Trata-se de uma metodologia única no mundo, pois analisa as propriedades do café já torrado e moído, da mesma forma que o consumidor encontra nas prateleiras dos supermercados.
Considerando as diferenças de hábitos e costumes de cada região, a ABIC optou por formar cinco Grupos de Consumidores integrados por 10 participantes cada um, que farão a seleção nos respectivos estados que participam do Concurso Nacional: Paraná, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes receberão, no dia da prova, informações sobre o PQC e sobre a avaliação sensorial do café.
Os interessados em participar, e que residam nos Estados participantes, devem preencher a ficha de inscrição que está na área de eventos do site www.abic.com.br. Mais informações também pelo e-mail abic@abic.com.br ou pelo telefone (21) 2206-6161.
Os consumidores selecionados participarão das provas no período de 8 a 11 de dezembro, que serão realizadas nos laboratórios das seguintes instituições parceiras: Sindicatos das Indústrias de Café dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, no Iapar – Instituto Agronômico do Paraná, e no Centro do Comércio de Café de Vitória.
As notas do Júri Técnico e dos Grupos de Consumidores para os 10 cafés finalistas terão pesos distintos, mas esta será a primeira vez que o gosto dessas pessoas será levado em consideração na avaliação dos lotes de café de um concurso. “Esse é um reconhecimento e uma homenagem da ABIC aos brasileiros, que consomem 40% da safra anual do grão, fazendo-o presente em 98% dos lares do país, representando um consumo médio de 81 litros por habitante/ano”, afirma Ricardo de Sousa Silveira, presidente da ABIC.