Consumidor fortalezense aponta as marcas que mais gosta o café escolhido foi o Santa Clara (36%),

9 de abril de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: 08/04/2009 08:04:56 - Diário do Nordeste

Foco da pesquisa não foi saber quais as marcas mais lembradas, mas as que são preferidas no consumo diário


Quais as marcas preferidas do consumidor fortalezense? É o que responde a pesquisa de mercado ´Marcas que eu Gosto´ realizada pelo Diário do Nordeste em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).


O levantamento, divulgado na manhã de ontem, traçou um panorama das marcas no mercado local, quanto à percepção de qualidade, preço e tradição por parte de 600 entrevistados com mais de 16 anos e residentes na Capital cearense. Com margem de erro de 4%, a pesquisa apontou a liderança de 22 marcas.


Lojas Rabelo, Óticas Boris, Casa Pio, Pague Menos, Fábrica Fortaleza, O Boticário, Unifor e Colégio Farias Brito são algumas marcas de destaque na pesquisa que, segundo o diretor do Ipespe, Marcos Antunes, buscou conhecer com maior profundidade as preferências dos consumidores de Fortaleza. ´Essa não é uma pesquisa que procura saber as marcas mais lembradas, mas sim aquelas que são preferidas no consumo diário. Nossa pesquisa foi aplicada exclusivamente para quem pertence ao mercado e tem condições de falar sobre o que motiva sua escolha´.


Expansão na classe C


Conforme Antunes, o levantamento revelou um ´mercado extremamente popular´. ´Como em outras capitais do Nordeste, o perfil de consumidor fortalezense não é elitizado. Houve um crescimento muito expressivo da Classe C, nos últimos anos, em Fortaleza. Por isso, mesmo na pesquisa constando marcas de grande qualidade, muitas vezes a preferência dos entrevistados é orientada basicamente pelo preço´, explica o diretor de pesquisa de mercado do Ipespe.


Fidelização


Segundo o diretor Comercial do Diário, Francisco Ribeiro, o objetivo da pesquisa é contribuir com as empresas para a fidelização da clientela. ´Tudo que diz respeito ao mercado interessa ao Sistema Verdes Mares. Com essa pesquisa, nossa idéia é fornecer instrumentos para melhorar a atuação dos nossos anunciantes. O Ipespe é um instituto de pesquisa tradicional em nossa Região. Esperamos que os números levantados por ele ajudem as empresas da Capital a acompanharem e conhecer melhor seus clientes para que possam conquistar a fidelidade deles´, argumenta.


Áreas de atuação


Sete áreas de atuação foram consideradas na pesquisa: alimentos e bebidas; varejo; telecomunicações; ensino; lazer; automotivo; e construção civil. Na categoria refrigerante, a Coca-Cola foi a preferida de 63,8% dos entrevistados, sendo que 75% atribuem a escolha pela qualidade e 88% pela tradição. No quesito preço a marca Mais Sabor foi a mais citada (24% dos pesquisados). Entre as cervejas apontadas, o destaque ficou com a Antártica (33%) e a Schin, sendo que a primeira ganhou em qualidade (44%) e tradição (57%), enquanto a outra marca foi preferida pelo preço (39%).


Bebida consumida por 89% dos fortalezenses, o café escolhido foi o Santa Clara (36%), que destacou-se nos três quesitos: qualidade (33%), preço (35%) e tradição (31%).


A marca Fortaleza foi destaque em duas categorias de produto: cream cracker (61%) e macarrão (53%). A pesquisa revelou ainda que estes alimentos são consumidos, respectivamente, por 85% e 89% da população.


No varejo


No varejo, a Casa Pio foi a marca que mais se destacou entre as lojas de calçados, respondendo por 70% da preferência e ganhando em qualidade (74%), preço (59%) e tradição (90%). Já entre as farmácias convencionais, que contam com o consumo de 91% dos fortalezenses, o destaque ficou com a Pague Menos (47%), apontada como melhor em qualidade (69%), preço (39%) e tradição (79%). Entre os shopping centers houve empate técnico entre North Shopping (39%) e Iguatemi (38%), sendo que o primeiro foi escolhido pelo preço (39%) e o segundo pela qualidade (64%) e tradição (76%).


Na área de perfumaria,39% elegeram O Boticário nos quesitos tradição (45%) e qualidade (53%), enquanto a Avon foi apontada por 48% como destaque em preço.


QUALIDADE
Unifor lidera entre as instituições de ensino superior


A Unifor lidera com 45% das preferências entre as instituições privadas de ensino superior, obtendo a primeira posição em qualidade (59%) e tradição (80%). Entre as escolas particulares, o destaque ficou com o Colégio Farias Brito (18%), seguido pelo 7 de Setembro no quesito tradição (21%). No segmento automotivo, a Pirelli foi escolhida por 52% como a melhor marca de pneu.


Na categoria construção, a Normatel foi apontada como preferida (11%) nos três quesitos, empatando com a Tend Tudo apenas em preço. Entre as construtoras, a competição está acirrada. 76% dos pesquisados não têm preferência por quaisquer empresas. A Colméia obteve a melhor posição (10%), sendo seguida da Mota Machado (8%) e da Diagonal (6%). Para Marcos Antunes, do Ipespe, ´a pesquisa mostra que ainda existe um grande potencial para consolidar as marcas nesse mercado. Mostra também que as empresas precisam divulgar mais suas marcas´, destaca.


Outros setores com mercado excessivamente competitivo são os de supermercados e de restaurantes. O primeiro é frequentado por 91% da população. A preferência, nesse caso, se pulverizou por várias marcas. As principais são Extra (9%), Center Box (8%), Zezão (6%), Cometa (6%), Super Família (6%), Pão de Açúcar (5%) e Bompreço (5%). Entre os restaurantes, novo empate técnico. Os eleitos são Delícias do Sertão (5%), Esquina do Baião (4%), Picanha Grill (4%), além do Parque Recreio (3%) e Carneiro do Ordonis (3%). Entre as churrascarias com rodízio, o Parque Recreio (16%) foi destaque seguido do Delícias do Sertão (10%).


No setor de óticas e relojoarias, a Boris contou com 31% das preferências, considerando qualidade (33%), preço (30%) e tradição(43%). A Rabelo foi destaque entre as lojas de eletrodomésticos, com 43% das preferências, e de móveis e utensílios, com 35%. A marca vitoriosa entre as lojas de informática foi a Cecomil, preferida por 39%. Nas telecomunicações, a vantagem foi da operadora de telefonia OI, que obteve 74% dos votos.


ENQUETE
Iniciativa é aclamada pelo empresariado


João Rabelo
Proprietário da Lojas Rabelo


A pesquisa confirma a preferência pela Rabelo e amplia a responsabilidade de manter a marca no patamar atual


Francisco Ângelo Araújo Neto
Diretor da Boris


A pesquisa é um presente, e nos remete ao respeito que temos à clientela, traduzido pelo destaque no quesito tradição
 

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