fonte: Cepea

Conservação da água das chuvas para a lavoura do café

Por: Engº Agrônomo Alexandre Miranda Leão Teixeira.

Todos fazem comentários sobre os prejuízos causados pela seca, mas fica sempre uma pergunta em questão? Será que estamos aproveitando a água da chuva ou estamos o tempo todo desperdiçando este patrimônio da natureza.


Acredito fielmente que há várias soluções para este problema fora a irrigação, é nossa obrigação cuidarmos e aproveitarmos da água nos dada pela chuva. Temos que quebrar conceitos na técnica de produção e avaliarmos maneiras para mantermos esta água no solo por muito tempo.


Em vez de ficarmos lamentando pelas mudanças climáticas, vamos aproveitar toda a água nos dada pela chuva. Existem formas e maneiras para a solução deste problema basta largar o tradicionalismo e a mesmice e trabalharmos de forma racional e inovadora.


Estas fotos são de uma lavoura de 2 anos onde foi utilizado gesso agrícola. Houve um chegamento de terra até o colo da planta e depois o manejo da braquiária diminuindo o impacto das chuvas e do sol.


O gesso serve como uma caixa d’ água protegendo a evaporação da água das chuvas diminuindo a temperatura das radicelas, leva as raízes para baixo permitindo que encontre água no perfil mais baixo do solo, e traz a água do lençol freático um pouco mais para perto das radicelas. No caso da braquiária, cria-se uma cobertura que será roçada e espalhada em cima do gesso e do chegamento de terra. A braquiária também é adubada, pois aqui é um solo bem fraco. Se não fizer isso ela não desenvolve uma palhada suficiente para cobertura.


As fotos foram tiradas no período mais crítico da seca, logo após a florada, na Fazenda Curimba, em São Roque/MG. A última foto mostra o ótimo desenvolvimento radicular desta lavoura.




 


lavoura do café


 


lavoura do café


 


lavoura do café


 


lavoura do café

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.