23/11/2006 06:11:11 –
Por
André Vargas
Guarapari. Cerca de 80% da indústria do café brasileira está reunida em Guarapari para o 14º Encontro Nacional do café (Encafé). Pela primeira vez, o evento acontece no Espírito Santo, que hoje é o segundo maior produtor nacional.
O Encafé, organizado pela Associação Brasileira da Indústria do café (Abic) e pelo Sindicato da Indústria do café do Espírito Santo (Sindacafé), reúne até o próximo domingo mais de 800 representantes do setor, que ao todo produz 16 milhões de sacas ao ano.
O faturamento anual estimado, em valores atualizados, é de R$ 7,04 bilhões. Cerca de 10% da produção é destinada à exportação, principalmente em grãos.
Para tentar aumentar o valor agregado da produção, será apresentado o resultado de uma recente pesquisa de prova cega de degustação do conillon capixaba.
A variedade obteve notas consideradas elevadas pelo vice-presidente da Abic e presidente do Sincafé Edídio Malanquini.
“Queremos inserir o nosso conillon nos blends dos café gourmets”, disse Malanquini pouco antes da abertura do evento. As vantagens estariam no sabor, mais forte que o tipo arábica, e na redução da acidez após desenvolvimentos tecnológicos. Em 2006 a produção do conilon capixaba chegou perto dos sete milhões de sacas.
Paralelo ao Encafé acontece a reunião bimestral do Conselho de Desenvolvimento da Produção da Cafeicultura (CDPC), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, além da 4ª Feira de Máquinas, Produtos e Serviços para o setor.