Conilon brasileiro passa por cima da crise

A cafeicultura acaba de iniciar um novo ciclo produtivo e os produtores preparam a futura safra em meio às baixas cotações. Segundo o Presidente da Cooperativa de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Antônio Joaquim de Souza Neto, “o conilon vai reagir no final do ano, início de 2010”.  E para se preparar para o avanço da economia, a Cooperativa promove nos dias 16 e 17 de setembro o VI Simpósio Brasil Café Conilon, que vai discutir Os Desafios e Oportunidades do Conilon Brasileiro. “A nossa intenção é criar demanda para o comprador e capacitar ainda mais os produtores. Assim, conseguiremos voltar ao ritmo normal de mercado”, acrescenta Antônio.


O Conilon no Espírito Santo


Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção brasileira de café (arábica e conilon) para a safra 2009 é de mais de 39 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado. Esse número aponta uma redução de 15% comparada com a produção de 46 milhões de sacas obtidas na temporada anterior. Em contrapartida, o café conilon (Robusta) tem um crescimento previsto de 2%, o que representa um acréscimo de 217 mil sacas.


A estimativa de safra 2009/2010 é de 7.553 milhões de sacas, segundo a Conab. A boa produção dessa safra deve-se aos tratos culturais envolvendo as adubações, poda, e combate de ervas daninhas adequadas, lavouras novas, renovadas com materiais genéticos com maior potencial de produção; uso mais acentuado de outras tecnologias, inclusive a irrigação – cenário impulsionado, sobretudo, pela melhoria dos preços.


Serviço


VI SIMPÓSIO BRASIL CAFÉ CONILON – Desafios e as Oportunidades do Conilon Brasileiro


Data: 16 e 17 de setembro


Local: Ginásio de Esportes, no Centro de São Gabriel da Palha


Tel: (27) 3727-1152 – ramais 223/221


E-mail: simposio@cooabriel.coop.br


Inscrições gratuitas


Mais informações: www.cooabriel.coop.br


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.