Conheça os desafios logísticos do café

Entenda como funciona a armazenagem e o transporte do produto, assim como o controle de qualidade e o planejamento logístico

Por Hub do Café

Considerado uma paixão mundial, seja ele carioca, pingado, cappuccino ou espresso, o café figura entre as bebidas mais consumidas em todo o planeta. Inclusive, o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo, responsável por 32% das exportações de grãos não torrados.

De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira em 2024, cuja colheita começou em abril e se encerra no final de maio, deve alcançar 58,08 milhões de sacas de 60 kg do grão.

O que corresponde, de antemão, a um aumento de 5,5% em comparação com o ano anterior. Dessa forma, conheça os desafios logísticos do café.

Desafios logísticos do café

Os desafios logísticos preocupam os exportadores enquanto as chuvas favorecem as lavouras brasileiras do café.

Uma vez que as precipitações auxiliam no enchimento dos grãos de cafezais mais tardios. E, sobretudo, cooperam para a realização das últimas adubações da safra.

Neste sentido, Marcus Braga, Senior National Sales Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de transportes líderes no mercado, elencou pontos de atenção para a logística do café.

A princípio, responsável pelo bom desempenho da indústria cafeeira nacional e de toda a cadeia de suprimentos.  Confira a seguir alguns desses desafios:

1. Armazenagem e transporte

Antes de mais nada, existem algumas especificações para os espaços de armazenamento do café. A fim de evitar danos ao produto tanto qualitativos como quantitativos.

“Infelizmente, nem todas as regiões produtoras dispõem de espaços apropriados, o que corrobora em inúmeros impactos. A exemplo dos ataques de fungos e bactérias prejudiciais à qualidade do café, descoloração ou branqueamento dos grãos, entre outros”, pontua Braga.

De acordo com ele, a norma técnica brasileira recomenda que os armazéns cafeeiros sejam construídos com pé direito de seis metros.

“Devem ser levados em conta fatores como temperatura, umidade, iluminação controlada, localizada de preferência nas ruas e nos corredores. Além de ventilação, localização das portas e o sistema de cobertura. Inclusive, durante o armazenamento, o café não deverá conter mais que 11 a 12% de umidade. Ao passo que ele é um produto muito higroscópico. Isto é, que absorve umidade do ar se mantido em ambiente inapropriado”, complementa o executivo.

A descoloração ou branqueamento dos grãos, por exemplo, indica que processos oxidativos endógenos ocorreram ou estão ocorrendo em altas taxas no armazém. Principalmente quando acompanhados da queda da qualidade da bebida.

2. Controle de qualidade

Primeiramente, as condições adequadas de armazenamento são indispensáveis para a manutenção da qualidade do café quanto a cor, aspecto e tipo.

Além disso, elas garantem uma bebida segura. Ou seja, livre de contaminação por micotoxinas. Hoje, há distintos processos de análise e controle de qualidade do café, que asseguram o padrão mínimo exigido pelos compradores.

Aliás, existem empresas especializadas neste processo que auxiliam na regularização e padronização do produto.

“A bebida pode ser armazenada de inúmeras formas, como café coco ou pergaminho, após a secagem e antes do beneficiamento, a granel ou em tulhas. E, também, como café beneficiado. Logo, cada uma delas requer recomendações específicas, sobretudo, para a construção dos armazéns e ao longo do transporte”, destaca Braga.

3. Planejamento logístico

Aliás, o planejamento logístico é um desafio diário. “No caso da malha rodoviária, por exemplo, é necessário que os caminhões tenham sistemas de controle de temperatura adequados. Especialmente em viagens longas ou em regiões de climas extremos”, reforça o Sales Manager.

Portanto, as empresas que realizam o transporte da produção cafeeira precisam oferecer aos clientes um processo sólido e seguro.

Isso dentro dos padrões de qualidade e prazos condizentes com a necessidade do mercado.

Por fim, os torrefadores, comerciantes e produtores devem entender cada particularidade, com o intuito de proteger adequadamente a paixão mundial.

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