4 de Outubro de 2007
por Jomar
É impressionante a atual procura por informações relativas a cafés especiais. Parece que o brasileiro quer aprender a beber café de qualidade, principalmente pela crescente popularidade desse tema aqui no QVinho. O assunto é mais que oportuno, pois durante muitos anos os brasileiros consumiram apenas o nosso pior café, ao passo que os melhores grãos eram exportados. É hora de começar a apreciar um bom café, conhecendo e identificando os melhores grãos, aprendendo as diferentes maneiras de preparação, descobrindo o verdadeiro sabor e aroma do “Vinho da Arábia”.
Mas o que é um café especial? Basicamente, grãos arábica produzidos em regiões nobres seguindo rigoroso controle de qualidade. Existem entidades que procuram regulamentar essa classificação, como a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), todavia, alguns excelentes cafés ainda não contam com a certificação da BSCA.
Para a maioria dos consumidores, não acostumados a comprar café especial, o preço elevado ainda é uma barreira. Mesmo assim, vale a pena experimentar, depois fica mais fácil virar consumidor habitual. Um grande diferencial que algumas fazendas estão oferecendo é o grão Bourbon. Uma variedade de café arábica, muito valorizado no exterior, que raramente era processado e embalado para consumo interno. Felizmente isso vem mudando, já podemos encontrar blends 100% Bourbon aqui no Brasil, um luxo não mais inacessível. Apesar da espécie arábica ser originária da Etiópia, existem inúmeras variedades dessa espécie. Algumas surgiram naturalmente por hibridação, outras foram desenvolvidas visando melhor resistência a pragas, maior produtividade e qualidade final. Geralmente não se faz menção as variedades que compõe o blend, por se tratar de um aspecto técnico inerente ao processo produtivo, mas como a Bourbon ganhou fama mundial, agora temos blends somente dessa variedade.
Os predicados de um café Bourbon são bem convincentes, doçura natural, textura achocolatada, aroma intenso e agradável acidez; desde que cultivado a uma boa altitude, em solo e clima adequado. Provei 2 blends exclusivos de Bourbon, o Ateliê do Café – Daterra Bourbon Collection e o Astro Bourbon, ambos não decepcionaram, produzindo uma bebida intensa e agradável, seja espresso, coado ou na Bialetti, comprovando a famosa “doçura” natural dessa variedade, deixando um final de boca suave e achocolatado. O blend Daterra Bourbon é preparado com grãos originários do Cerrado Mineiro e Mogiana Paulista, por sua vez, o Astro Bourbon é um café single state, produzido na Fazenda Irarema, próxima a Poços de Caldas, numa privilegiada região de solo vulcânico e altitude de 1.300 m.