Compreender o funcionamento do mercado de café e as suas influências é fundamental para se preparar e tomar decisões estratégicas
Por Antonio Sergio Revista Cafeicultura
Aqui estão os valores em dólares das principais altas históricas do preço do café na bolsa de commodities em Nova York (ICE):
- 1977: O preço do café atingiu aproximadamente 337,5 centavos por libra-peso devido às geadas severas no Brasil.
- 1986: A seca no Brasil levou o preço a cerca de 270 centavos por libra-peso.
- 1994: A grande geada no Brasil causou um aumento nos preços para aproximadamente 260 centavos por libra-peso.
- 1997: Os preços subiram para cerca de 310 centavos por libra-peso devido à incerteza sobre a produção no Brasil e à redução dos estoques globais.
- 2011: Os preços do café subiram para cerca de 308 centavos por libra-peso devido à forte demanda global e a problemas climáticos que afetaram as colheitas.
- 2021: Os preços subiram novamente, atingindo aproximadamente 240 centavos por libra-peso devido a geadas e seca no Brasil, além de problemas na cadeia de suprimentos relacionados à pandemia de COVID-19.
- 2024: Os preços subiram, (até a data da escrita deste texto em junho 2024), com pico de 237 centavos por libra-peso devido e seca no Vietnã e consequente escassez de oferta de café robusta no mundo.
Compreender o funcionamento do mercado de café e as suas influências é fundamental para se preparar e tomar decisões estratégicas, garantindo assim melhores oportunidades e resultados na sua produção. Fique atento às cotações e às tendências do mercado para maximizar os seus ganhos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura