Dois produtores já conquistaram para seus lotes preços maiores em função da alta qualidade
O 9º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira entra em sua reta final. A Comissão Organizadora divulgou os 11 lotes finalistas juntamente com a novidade desta edição: os respectivos preços mínimos do leilão, que foram fixados em função da nota da qualidade global obtida, em uma escala de zero a dez. \”Até o ano passado, os lances eram dados livremente pelas empresas. Com a fixação prévia de um preço de abertura o objetivo é valorizar ainda mais o concurso, os cafés e os compradores\”, diz o coordenador Eduardo Carvalhaes Junior.
Dois produtores já conquistaram para seus lotes preços maiores que os obtidos nos certames anteriores, em função da alta qualidade: Márcio Luiz Bergamo Favaro, (nota 9,027), e de João Antônio Garrote (nota 8,978), ambos da PROCED – Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região, terão seus cafés vendidos por no mínimo R$ 3.080,00 a saca – oito vezes acima da cotação da BM&FBovespa da quarta-feira, dia 20.
O pregão é aberto a indústrias, cafeterias, restaurantes, hotéis, redes de supermercados e pessoas físicas ou jurídicas, de qualquer área. Os lances já podem ser feitos e poderão ser dados até as 17h do dia 29/10 (sexta-feira), bastando que o interessado preencha a Ficha de Inscrição / Lance Comprador que está no site (www.sindicafesp.com.br) e envie por fax (11 – 3125 3169) ou por e-mail (camarasetorial@sindicafesp.com.br). Quem quiser pode ainda solicitar por telefone (11 – 3125 3160) o envio desta ficha.
Compre: de 1 a 10 sacas
Individualmente ou em consórcio, os interessados poderão adquirir uma única saca ou lotes de até 10 sacas. Poderão também comprar quantidades de diferentes lotes. \”As pessoas poderão optar pelos cafés de acordo com a nota de qualidade global, a região, o tamanho do lote e as características gerais\”, explica Nathan Herszkowicz, presidente da Câmara Setorial do Café, responsável pela realização do concurso juntamente com a CODEAGRO – Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado.
Amostras de 100 g. de cada um dos 11 cafés finalistas poderão ser solicitadas na própria Ficha de Inscrição / Lance Comprador. Esses cafés também estarão à disposição nas Salas de Exposição de Amostras, na ACS – Associação Comercial de Santos (Rua XV de Novembro, nº 137,Centro – Santos, tel 13-3212-8200), ou então, no Sindicato da Industria de Cafe do Estado de São Paulo – Centro de Preparação de Cafe (Praça Dom Jose Gaspar no. 30 – 22º andar -Centro/República – São Paulo, tel 11-3125-3160).
O resultado do leilão, cujos lances formam o ranking final do concurso, será divulgado dia 5 de novembro, no Museu do Café, em Santos. Durante a cerimônia, serão divulgadas também as empresas compradoras e as três campeãs nas categorias Ouro (maior valor pago por saca), Diamante (maior montante investido na compra) e Especial (maior valor para o Micro Lote). \”São cafés excepcionais da safra paulista 2010, avaliados pelos melhores especialistas, e as empresas poderão valorizar ainda mais suas marcas e estabelecimentos, além de agregar valor aos seus produtos\”, diz Herszkowicz.
Os cafés adquiridos no leilão formarão a Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que estará à disposição dos consumidores, em embalagens identificadas por selo numerado, a partir da segunda quinzena de dezembro. A promoção conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS – Associação Comercial de Santos e do Museu do Café do Brasil.