Para incentivar e premiar os cafeicultores da região, acontece, no próximo dia 4 de setembro, a cerimônia de premiação do 8º Concurso de Qualidade de Café de Piraju e Região
O concurso é uma realização da Casa de Agricultura de Piraju, em parceria com a Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região (PROCED), e vai premiar os cinco melhores colocados de duas categorias distintas: Cereja Descascado e Natural. Os prêmios variam de 500 (5º lugar) a três mil reais (1º lugar), tendo como principais critérios avaliados o esmero no preparo e a alta qualidade final.
Segundo Paulo Sérgio Vianna Mattosinho, chefe da Casa de Agricultura de Piraju e um dos organizadores do evento, essa premiação regional faz parte do circuito estadual. Os cinco primeiros colocados participarão do concurso estadual e, se classificados, irão concorrer no concurso brasileiro.
Simultaneamente ao evento acontece o XI Encontro Regional de Cafeicultores, que visa atualizar os produtores de café através de palestras e incentivar a produção com qualidade e o aumento da rentabilidade de forma sustentável.
Mattosinho explica que antes a região era considerada como produtora de café de baixa qualidade. “O que notamos no decorrer dos anos foi uma maior tecnificação dos produtores, pois sempre privilegiamos palestras que levam conhecimento, orientam quanto ao mercado e às perspectivas futuras do segmento cafeeiro”.
Programação
8:00 – Inscrições e visita aos estandes
9:00 – Abertura solene
10:00 – Palestra
12:00 – Intervalo
14:00 – Palestra
15:00 – Intervalo e visita aos estandes
16:00 – Palestra
17:00 – Encerramento
21:00 – Cerimônia de premiação dos classificados no concurso
As informações partem da Assessoria de Imprensa do CATI, noticiou o Portal do Agronegócio.