30/09/2009
Sophia Gebrim
Premiar a qualidade do café e valorizar os melhores grãos são os objetivos do 7º Concurso de Qualidade do Café da Alta Mogiana, que acontece de 1º a 3 de outubro, em Franca/SP. A disputa é direcionada aos produtores de café de quinze municípios localizados entre o norte e nordeste de São Paulo.
O concurso, promovido pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana, conta com apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Qualidade – A região da Alta Mogiana é tradicional produtora dos melhores cafés paulistas em virtude de sua elevada altitude e clima favorável, o que beneficia o amadurecimento lento e uniforme dos grãos. Além disso, a tecnologia de pós-colheita e a infraestrutura contribuem para que os produtores ofereçam ao mercado grãos com aroma e sabor aprimorados.
Produção – Os quinze municípios integrantes da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana possuem uma área de 50 mil hectares cultivados com café, o que corresponde a aproximadamente 30% da produção do Estado de São Paulo.
Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana (www.amsc.com.br).