Apresentar o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas como metodologia da extensão rural. Esse é o tema da palestra do gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri, que será ministrada no dia 12 de setembro, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.
A palestra irá abordar itens como a operacionalização do concurso, resultados comerciais e como a iniciativa contribui para a melhoria contínua dos cafés de Minas Gerais e na divulgação das regiões produtoras.
“Há um estímulo para que os produtores alcancem maior competitividade e obtenham melhor preço. Com os resultados, poderemos mapear e ressaltar as microrregiões de excelência. Assim os compradores terão um referencial, que é importante num mercado tão competitivo”, diz o gerente e coordenador do concurso, Marcos Fabri.
Outro ponto que será destacado na palestra é o caráter educativo da disputa. Os resultados das análises são detalhados em laudos e entregues para os extensionistas da Emater-MG responsáveis pelas inscrições. “Dessa forma, produtor e técnico têm condições de discutir quais as possibilidades existentes dentro das tecnologias preconizadas para a produção de bons cafés. Ou seja, o concurso é um trabalho de melhoria contínua dos cafés de Minas Gerais”, ressalta Fabri.
O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – por meio da Emater-MG – em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A iniciativa tem a parceria de diversas instituições, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Federação de Agricultura (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café, e Instituto Federal de Ensino e Tecnologia de Machado.
A competição é aberta aos produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. O objetivo é estimular os cafeicultores a buscarem a melhoria da qualidade, que possibilita o aumento da competitividade do produto nos mercados interno e externo e a geração de renda. Para mais informações, clique aqui.
A palestra sobre o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas acontece no Auditório Inteligência de Mercado a partir das 18h. No espaço, diversos profissionais da área abordarão temas, como certificação, torra, cafeterias, tendências nos negócios e técnicas aplicadas ao produto.