Cerimônia de premiação será em 23 de novembro no sítio Daniela, em Pardinho
Cerimônia de premiação será em 23 de novembro no sítio Daniela, em Pardinho
Na última semana foi concluída a etapa de provas do 6º Concurso – Cafés Especiais ‘Cuesta Paulista’, de Pardinho e Região.
Segundo Kwong Jork Yeung, mais conhecido como KJ, Q Grader e Head Judge em concursos de café, o calor excessivo e a seca muito prolongada foram prejudiciais para a formação dos grãos, não apenas de Pardinho, mas de várias regiões brasileiras.
Entretanto, para ele há um cuidado dos produtores na manutenção da qualidade dos cafés que é perceptível durante as provas.
“Pude notar que, em termos de qualidade os grãos de café se mantiveram, se comparado ao ano passado, mas houve um avanço grande de qualidade desde a primeira edição do concurso da região”, explica KJ.
Segundo ele, “a busca pela qualidade do café, esse esforço contínuo, cuidado com a lavoura (antes e depois da colheita), a torra do café para chegar a essa qualidade que o mercado tanto busca, tudo isso é importantíssimo”.
Além da manutenção da qualidade, produtores de Pardinho e Região buscam o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), que já está tramitando e pode agregar valor ao café da região.
A cerimônia de premiação acontecerá no Sítio Daniella, em Pardinho, em 23/11/2024 e os produtores finalistas serão divulgados na próxima semana.