Concurso de café em Minas avalia sustentabilidade da lavoura

19 de setembro de 2008 | Sem comentários Produção Sustentabilidade
Por: Patrocínio Hoje


Concurso de café em Minas avalia sustentabilidade da lavoura


Técnicos da Emater-MG orientam produtores. Foto: Divulgação/Emater-MG

Até o próximo dia 29 de setembro, os cafeicultores de 27 municípios da região de Viçosa, na Zona da Mata mineira, podem se inscrever para o V Concurso de Qualidade do Café da Agricultura Familiar – Regional da Emater-MG de Viçosa.
O concurso tem um diferencial, pois, além do aspecto físico dos grãos e da qualidade da bebida preparada, serão avaliados também critérios de sustentabilidade da lavoura. O levantamento das condições sócio-ambientais terá peso de 20% no julgamento final. Serão conferidos itens como rastreabilidade (garantia de origem), uso adequado de fertilizantes e defensivos, gestão do solo, colheita e pós-colheita, gestão de resíduos, meio ambiente e conservação, além de saúde e segurança do trabalhador.

Entre os requisitos mínimos para participação, o produtor deve ter identificação dos talhões ou lavouras; separar os lotes de café colhido, identificá-los e armazená-los em local adequado, longe de defensivos ou materiais que possam contaminar ou prejudicar as características de sabor e aroma do produto.

Outras exigências são a guarda das notas fiscais de defensivos e a destinação adequada das embalagens vazias de agrotóxicos, entre outros aspectos. Tudo para garantir que sejam destacados os produtores que, além de oferecerem um produto de sabor e aroma superiores, também se preocupem com a preservação ambiental e das condições de saúde dos trabalhadores.

“O concurso é pioneiro em Minas Gerais, com a valorização dos critérios sócio-ambientais”, ressalta o gerente regional da Emater-MG em Viçosa, Bernardino Cangussu Guimarães.

Com apoio da Universidade Federal de Viçosa, o concurso está aberto à participação de produtores dos seguintes municípios: Araponga, Brás Pires, Cajuri, Canaã, Catas Altas da Noruega, Coimbra, Divinésia, Dores do Turvo, Ervália, Guaraciaba, Guidoval, Guiricema, Lamim, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Rodeiro, São Miguel do Anta, São Geraldo, Senador Firmino, Senhora de Oliveira, Teixeiras, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas com os extensionistas da Emater-MG nos escritórios locais em cada município.

Viçosa e municípios vizinhos integram a região das Matas de Minas, uma das quatro regiões produtoras de café no Estado (as outras são Sul de Minas, Cerrado e Chapada). Minas Gerais é o maior produtor de café do país e deverá colher nesta safra 23,38 milhões de sacas de 60 quilos cada. Isto representa 50,9% da produção nacional, que deverá atingir 45,85 milhões de sacas, 27,1% a mais do que na safra anterior, de acordo com levantamento realizado em agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Este bom resultado é conseqüência do ciclo bianual dos cafeeiros, que nesta safra encontra-se em ano de alta, mas também reflete o clima adequado para a cultura nos últimos meses, além dos bons tratos empreendidos pelos produtores, com aplicação correta de adubo e controle de pragas e doenças.

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.