Concurso Cafés Naturais chega à terceira edição

Por: DCI Guilherme Rios

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) está promovendo o 3º Concurso de Cafés Naturais do Brasil – Late Harvest, safra 2005/2006, de que apenas produtores de café arábica, que tenham as certificações BSCA Nível 1, ou Utz Kapeh, ISO 9000 ou 9001 ou 14000, Rain Forest Alliance ou Eurepgap, poderão participar. “Vamos privilegiar aqueles produtores que, além de produzirem um bom café, respeitem os aspectos sociais, ambientais e de segurança alimentar”, diz o presidente da BSCA, Alexandre Frossat Nogueira.


Segundo o presidente, a produção certificada é uma tendência do mercado mundial de café, pois ela garante aos compradores as boas práticas agrícolas nos quesitos ambientais, sociais e de segurança alimentar. “Alguns produtores produzem um café excelente, mas poluem o meio ambiente, utilizam mão-de-obra infantil e não possuem nenhum tipo de controle higiênico. O código de conduta desses selos assegura a origem e os procedimentos do produto”, diz Nogueira.


Assim como o Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, cujo vencedor recebeu o maior preço já pago por uma saca de café no mundo, cerca de US$ 6.580,80, no Concurso de Cafés Naturais do Brasil, os lotes vencedores são arrematados por valores superiores aos praticados no mercado convencional. “Em 2005, o lote vencedor foi arrematado por US$482,82 a saca de 60 quilos”, comenta ele.


O concurso segue os mesmos critérios rígidos do Cup of Excellence – Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, realizado há sete anos pela BSCA com o apoio do Ministério da Agricultura.


O resultado do concurso será divulgado no dia 21 de maio. Os vencedores poderão vender seus lotes no leilão exclusivo, via Internet, que a entidade realizará após a etapa do júri internacional, que este ano acontecerá em Berne, na Suíça, durante a Conferência de Cafés Especiais da Europa. As inscrições vão até o dia 31/03.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.