Adilson Cayres é o vencedor da quarta edição da iniciativa que consolida-se como um dos eventos de grande destaque da cafeicultura regional.
O último sábado, 07 de dezembro, foi a data escolhida pela Coocacer Araguari para celebrar a safra e reconhecer, publicamente, os cafeicultores que se destacaram no ano de 2019. Além da grande premiação da noite: o café campeão pelos seus atributos sensoriais, a cooperativa estendeu a celebração, realizada no Pica-Pau Country Club, em Araguari, a cooperados que se destacaram no ano, fazendo, deste momento, um palco para o reconhecimento do esforço dos cafeicultores em produzir grãos de qualidade e com sustentabilidade.
Adilson Cayres é o grande vencedor
No palco da singularidade, estrutura montada para destacar os 12 finalistas do concurso, a expectativa aumentava a cada nome mencionado, em ordem decrescente de classificação, pela superintendente da Coocacer, Eliane Cristina. Com grande emoção, Adilson Cayres levou o principal prêmio da noite e, com toda a sua família, no palco principal, ergueu o troféu dourado de campeão, sendo fortemente aplaudido pelas mais de 400 pessoas presentes.
Confira a lista de classificação:
1º – Adilson Cayres
2º – Takao Yanagi
3º – José Augusto de Araújo
4º – Serafim Peres
5º – Sidney Peroco
6º – Simone Budani
7º – Douglas Ferrarini
8º – Alzira Corsi Mantovanelli
9º – Milton Cayres
10º – Anderson Padial
Grupo Mameri
Ladmir de Lima
Campeão por júri popular
Uma das grandes novidades da quarta edição do Concurso Cafés de Qualidade, foi, sem dúvida, a possibilidade de o público escolher o café que mais lhe agradou. Com uma votação às cegas durante a cerimônia, os convidados degustaram os 12 cafés finalistas e a garrafa de número 4 foi a mais apreciada e, com grande emoção, a Família Ferrarini, comemorou o título retornando ao palco. Além dos Ferrarini, quem também comemorou foi Fernanda Nasciutti, convidada que votou, acertou e foi sorteada para acompanhar a comitiva da Coocacer Araguari na edição de 2020 da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte.
Sustentabilidade reconhecida
Para apresentar a premiação Fazenda Sustentável, a superintendente destacou que o reconhecimento está intimamente ligado ao que os cafeicultores são: cuidadores. “Nossos cooperados são cuidadores da terra, cuidadores da água, cuidadores do meio ambiente. Suas atitudes beneficiam toda a sociedade. São quase 26 anos de Coocacer e esses nossos cooperados são nosso maior tesouro. Hoje iremos reconhecer alguns desses cooperados que, com suas atitudes, contribuem para um mundo melhor’’, enalteceu Eliane.
O reconhecimento, dividido em três categorias que representam os pilares da sustentabilidade, ficou para os seguintes cooperados:
Social: Nildinei Santarosa
Ambiental: Marilza Peternela
Econômico: Takao Yanagi
Garimpeiros da Qualidade
Os colaboradores da Coocacer, classificadores e degustadores dos cafés do concurso, também tiveram a sua chance de opinar sobre o café campeão e participaram de um cupping interno dos cafés finalistas para fazerem a sua avaliação. Durante o evento, o grande Garimpeiro da Qualidade foi revelado: Luan foi o grande vencedor, pois foi o que mais se aproximou mais do ranking oficial do resultado oficial. Das mãos dos representantes da CAFEBRAS, empresa parceira da iniciativa; e da conselheira, Evanete Peres; ele levou para casa o troféu e também um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 reais.
Preciosidade 2019
Um café de 90 pontos produzido por um cooperado que dedica-se com afinco à qualidade, venceu o quarto lugar no Concurso Cafés Campeões da Expocaccer e elevou o nome da Coocacer como uma cooperativa que oferta ao mercado cafés especiais. Esse foi o feito de Emerson Cândido Costa. O café que não entrou na quarta edição do Concurso Cafés Especiais por não dispor da quantidade de sacas exigidas, teve o seu momento de reconhecimento no evento. Pelas mãos dos representantes da Expocaccer, Sandra Moraes e Wellis Peres; o cooperado recebeu a medalha por ter produzido a preciosidade da safra 2019, sendo muito aplaudido pelos presentes.
Cooperativismo em destaque
O público foi um grande parceiro desta quarta edição. Aos cooperados foi concedida a oportunidade de votar e eleger o cooperado para a Comenda Coocacer, também segmentada em três categorias nomeadas como Atitudes. Na categoria Atitude Cooperativista, venceu Evanete Peres e João Batista Miranda; na categoria Atitude Empreendedora, destacaram-se os cooperados Thomé e Ladmir de Lima, e, na categoria Atitude Planejamento Sucessório, ficou o cooperado Gilberto Ferrarini.
Certificação de propriedade rural em evidência
Entre as novidades da quarta edição, o Concurso de Cafés de Qualidade preparou um momento para homenagear seus cooperados com certificação de propriedade rural com o prêmio Reconhecimento Cooperado Certificado.
Além de atestar as boas práticas agrícolas, os selos das certificadoras incorporam processos sustentáveis e de maior organização nas fazendas, tornando-as mais competitivas. A cooperada Evanete Peres, retornou ao palco principal para receber o prêmio pelo alcance da maior pontuação entre os certificados, atingindo a máxima de 100 pontos no processo de manutenção dos selos Rainforest Alliance e UTZ em sua propriedade. É válido ressaltar que a cooperada foi uma das pioneiras em certificação de propriedade na região de Araguari.
Como forma de valorização, todos os cooperados com propriedades certificadas receberam um diploma de reconhecimento durante a cerimônia.
Uma noite para ficar na história
Com organização impecável e detalhes que encantaram os convidados, desde decoração, peças de comunicação, animação musical e buffet, a quarta edição do Concurso da Coocacer foi uma noite para ficar na história e para consolidar o evento como um acontecimento a ser aguardado a cada ano.
A superintendente, Eliane Cristina, destacou, que a realização de um evento em tal magnitude só é possível pelas parcerias estabelecidas com empresas que compartilham do propósito da Coocacer e apoiam o reconhecimento aos cafeicultores. São elas: Sicoob Aracredi, Nucoffee, Minasol, TIMAC, W2 Agronegócios, Pinhalense, Banco BIP, Tradimaq, Cafebras, Futura Agronegócios, De Sangossee, Agrocert, StudioDVÖS, OCEMG e Sebrae. Todos os parceiros e patrocinadores também foram enaltecidos publicamente como os grandes realizadores do evento.
A noite foi finalizada com alegria e satisfação estampada no semblante de todos que fizeram da colheita de 2019 um momento de grande superação e, também, de grande inspiração para a safra que se aproxima. Que venha 2020!
Sobre a Coocacer Araguari
Fundada em 1993, a Coocacer Araguari é uma cooperativa de cafeicultores, membro da Região do Cerrado Mineiro, que tem como objetivo principal criar oportunidades para a sustentabilidade do negócio café de seus cooperados. Seu propósito é construir e desenvolver relacionamentos sustentáveis e promover, apoiar e valorizar seus produtores, a origem e o produto por meio do pensamento coletivo. Saiba mais acessando: www.coocaceraraguari.com.br