Concorrentes prevêem expansão

1 de maio de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 28/04/2007 08:04:55 - Propaganda & Marketing

SANDRA SILVA


O McDonald’s ganha mais fôlego no Brasil com a venda dos restaurantes, mas o Bob’s avança. Neste ano, a rede carioca promete chegar a 420 lojas e começa expansão na América Latina, depois de Angola e Portugal. A rede tem 360 restaurantes.
Nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o Bob’s terá exclusividade dos 120 pontos-de-venda. E há poucos meses a rede adquiriu quatro lojas do KFC no Rio de Janeiro. Neste ano serão abertos dois ou três restaurantes na cidade carioca do Rio. “A expansão será no eixo Rio-São Paulo. Mas só depois de entendermos bem a marca e a operação vamos partir para franquias”, afirmou o diretor de marketing e expansão de franquias do Bob’s, Flávio Maia. A agência Vox, do Rio de Janeiro, que atendia o KFC foi mantida pelo Bob’s, conta que está na NBS.
O Burger King ensaia a entrada no mercado carioca. O alto valor do investimento imobiliário e a dificuldade de achar boa localização atrasou a entrada da rede no Rio. O gerente de marketing do Burger King, Afonso Braga, afirmou que a média de expansão dos primeiros 29
meses foi de uma nova loja a cada mês. “Queremos dobrar de tamanho em 2007 e fechar o ano com 50 restaurantes”. Nesta semana o Burger King estréia a campanha “Spider Whopper” criada pela MPM. Com foco no consumidor jovem, constatou que campanhas relacionadas ao lançamento de filmes impulsionam vendas. “No ano passado lançamos a campanha do X-Men num momento em que o concorrente era patrocinador da Copa e corríamos o risco de ver nossas lojas esvaziadas. As vendas foram muito boas”, disse Braga. Mais duas campanhas estão sendo produzidas: “Tranformers” e “Os Simpsons”. A rede McDonald’s tem 544 restaurantes no País e deve abrir outros 30 neste ano, sob direção do grupo liderado pelo argentino Woods Staton. Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising,
Ricardo Camargo, que trabalhou mais de 20 anos no McDonald’s, dificilmente a rede perderá liderança. “Nos últimos três anos o McDonald’s praticamente não abriu restaurantes, enfrentou problemas com franqueados e recomprou lojas, mas dificilmente será superada”. Na semana passada, o presidente da Taterka Comunicações, Dorian Taterka (Dodi), agência que atende a rede, e o diretor de marketing do McDonald’s, Mauro Multedo, viajaram aos EUA para a conferência anual de marketing do McDonald’s em Chicago. “Há cinco anos, a Taterka trabalhou com Woods na Argentina. Mas desde que a campanha ‘Amo muito tudo isso’ foi lançada, a liberdade que Dodi tinha para criar foi restringida. O McDonald’s criou uma comunicação global”, contou Camargo.
A expectativa está na vinda de Staton para o Brasil. Antes mesmo da venda, o McDonald’s da Argentina começou a centralizar operações do Paraguai e Uruguai. Sergio Alonso, o argentino que preside as operações no Brasil, trabalhou com Staton por dez anos. Na Argentina, o McCafé tem maior variedade de produtos. “Há tortas e fatiados que não são oferecidos aqui. Staton pode uniformizar o cardápio”, analisou Camargo. O segmento de cafés está aquecido. A australiana Gloria Café quer vir para o Brasil. Café do Ponto, Café Pelé e Nestlé estudam abrir franquias.

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