Concorrência entre marcas de café torrado e moído gera briga de preços

2 de agosto de 2008 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: 01/08/2008 21:08:04 - Centro de Inteligência do Café

Programa de Qualidade do café garante qualidade aos produtos de empresas preocupadas com o consumidor



Uma das implicações da globalização é a crescente concorrência entre as marcas, sejam elas de pequeno ou de grande porte. No setor de café torrado e moído não é diferente, e o acirramento da concorrência comercial tem provocado conseqüências desastrosas. Muitas empresas, para fazerem frente à guerra comercial, colocam seus produtos nas gôndolas com preços baixos: uma prática extensiva do emprego de matéria-prima de baixa qualidade.



Os riscos desse tipo de postura predatória são imensos. A utilização de matéria-prima de baixa qualidade pode gerar a redução das vendas do setor como um todo, já que os consumidores estão mais exigentes em relação à qualidade, e isso prejudicaria sobremaneira o setor da industrialização de café torrado e moído. E para que essa prática não se torne nociva ao setor, a Abic (Associação Brasileira da Indústria do café), nos últimos anos vem intensificando seus trabalhos no fortalecimento do PQC (Programa de Qualidade do café), que é um programa de certificação de qualidade do café.

As torrefações são auditadas por empresas independentes que fiscalizam os processos produtivos e os produtos, que devem obedecer a um nível recomendável de qualidade. A simbologia do PQC ocorre por meio do selo de qualidade que, ao fazer uso do perfil do sabor, demonstra ao consumidor características do produto a ser adquirido. Dessa forma, o selo de qualidade garante ao consumidor a manutenção de um determinado nível de qualidade e serve ao propósito de diferenciar os produtos da empresa em relação aos concorrentes.



A idéia é justamente focalizar o PQC a fim de que os consumidores percebam no selo um diferencial importante no momento de escolher um produto, afirma Adriene Miranda, diretora do café Padre Victor, empresa sediada em Três Pontas. “Para fugir da guerra de preços é necessário investir em promoção de imagem. Nesse sentido, o PQC é um grande aliado das empresas de café torrado e moído que desejam produzir qualidade e dos consumidores que desejam consumir qualidade”, completa Adriene.


 

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Concorrência entre marcas de café torrado e moído gera briga de preços

31 de julho de 2008 | Sem comentários Consumo Torrefação

Programa de Qualidade do Café garante qualidade aos produtos de empresas preocupadas com o consumidor


Uma das implicações da globalização é a crescente concorrência entre as marcas, sejam elas de pequeno ou de grande porte. No setor de café torrado e moído não é diferente, e o acirramento da concorrência comercial tem provocado conseqüências desastrosas. Muitas empresas, para fazerem frente à guerra comercial, colocam seus produtos nas gôndolas com preços baixos: uma prática extensiva do emprego de matéria-prima de baixa qualidade.


Os riscos desse tipo de postura predatória são imensos. A utilização de matéria-prima de baixa qualidade pode gerar a redução das vendas do setor como um todo, já que os consumidores estão mais exigentes em relação à qualidade, e isso prejudicaria sobremaneira o setor da industrialização de café torrado e moído. E para que essa prática não se torne nociva ao setor, a Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), nos últimos anos vem intensificando seus trabalhos no fortalecimento do PQC (Programa de Qualidade do Café), que é um programa de certificação de qualidade do café. As torrefações são auditadas por empresas independentes que fiscalizam os processos produtivos e os produtos, que devem obedecer a um nível recomendável de qualidade. A simbologia do PQC ocorre por meio do selo de qualidade que, ao fazer uso do perfil do sabor, demonstra ao consumidor características do produto a ser adquirido. Dessa forma, o selo de qualidade garante ao consumidor a manutenção de um determinado nível de qualidade e serve ao propósito de diferenciar os produtos da empresa em relação aos concorrentes.


A idéia é justamente focalizar o PQC a fim de que os consumidores percebam no selo um diferencial importante no momento de escolher um produto, afirma Adriene Miranda, diretora do Café Padre Victor, empresa sediada em Três Pontas. “Para fugir da guerra de preços é necessário investir em promoção de imagem. Nesse sentido, o PQC é um grande aliado das empresas de café torrado e moído que desejam produzir qualidade e dos consumidores que desejam consumir qualidade”, completa Adriene.


 


Serviço
Café Padre Vítor
Três Pontas – MG
(35) 3265-7333

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