dias 07 e 10 de novembro deste ano, em Uberlândia/MG
IV Seminário Nacional de Armazenagem, promovido pela Conab/Ministério da Agricultura
Cerca de 600 participantes, entre produtores agrícolas, empresários, pesquisadores, estudantes e representantes de órgãos públicos ligados ao agronegócio brasileiro e do mundo têm encontro marcado entre os dias 07 e 10 de novembro deste ano, em Uberlândia/MG. Eles estarão reunidos no IV Seminário Nacional de Armazenagem, promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/Ministério da Agricultura), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (Centreinar).
O principal objetivo é discutir as tendências e os desafios da pós-colheita frente aos mercados globalizados. De acordo com diretor de Gestão de Estoques da Conab, Pedro Beskow, o evento ocorre em um momento delicado, em que o desperdício de grãos no pós-colheita é uma realidade que atinge diretamente a produção nacional, independentemente do produto ou do local onde se encontra.
A idéia é discutir políticas capazes de reverter esse quadro.“É difícil afirmar com precisão o montante dessa perda, tanto em relação à quantidade como ao custo social ou de saúde que isso representa”, diz ele. As perdas tomam proporções consideráveis em produtos armazenados.
Beskow acredita que para o país ter mais alimento é preciso investir não apenas em campanhas de incentivo à produção, mas também em ações para evitar o desperdício. “O processamento e o armazenamento adequados são fundamentais para evitar perdas, preservar a qualidade dos produtos agrícolas, suprir as demandas durante a entressafra e possibilitar uma maior competitividade”, defende.
Intercâmbio – Os organizadores esperam que a partir desse seminário seja formado um intercâmbio entre produtores, instituições governamentais e não-governamentais, indústrias processadoras, fabricantes de equipamentos destinados a pós-colheita, instituições de pesquisa, responsáveis pela guarda de produtos agrícolas e consumidores dos alimentos, para acompanhar e adotar medidas eficazes de combate ao desperdício.
Para isso, os participantes vão discutir a política, legislação e cenários da pós-colheita no Brasil e no mundo e debater os avanços tecnológicos no pré-processamento e armazenamento dos produtos agrícolas no pós-colheita. Outros temas que estarão em debate são as exigências dos mercados importadores e a política de financiamento para o setor.
Além de especialistas brasileiros, nomes de peso no cenário internacional, como os especialistas Dirk Maier (Departament of Agricultural & Biological Engineering/EUA), Shlomo Navarro (Agricultural Research Organization de Israel) e Robert Smith (University of Leicester da Inglaterra), vão estar analisando a problemática e os avanços da armazenagem no mundo.
Paralelamente ao encontro, serão exibidos produtos e serviços relacionados à área, em uma exposição montada no local. As inscrições estão abertas no site www.conab.gov.br