31/03/2015
São Paulo, 31 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou comunicado de cancelamento de leilão de venda de cerca de 40,5 mil sacas de 60 quilos dos estoques públicos de café, programado para a quarta-feira, 1º de abril, às 9 horas. Na quarta-feira, 25, a Conab realizou o leilão dessas mesmas 40,5 mil sacas, safras 2002/03, 2008/09 e 2009/10, adquiridas pelo governo por meio do programa de opções de venda, mas não houve interesse pelo produto.
A medida atende reivindicação de lideranças dos produtores. Na semana passada, o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgaram que iriam entrar em contato com a ministra Kátia Abreu (da Agricultura), para solicitar o cancelamento do pregão.
Segundo o CNC, “essa medida (cancelamento) se faz necessária porque a realização de leilões no período que precede o ingresso dos cafés da nova safra é extremamente negativa, pois dá a falsa impressão ao mercado de que o Brasil tem um grande estoque de café quando, em verdade, o estoque nacional de passagem será, provavelmente, o menor de todos os tempos”.
Fonte: Agência Estado