São Paulo, 23 – Os dados dos principais armazenadores privados de café nos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo serão atualizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As atividades começam nesta semana e devem prosseguir até o fim de junho, segundo a estatal.
Durante as visitas, os técnicos da Conab verificarão as características dos armazéns, como a capacidade de recepção e de expedição, os equipamentos utilizados nos depósitos, entre outras, além de dados cadastrais informados no Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) e Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). Também poderão ser inseridos novos armazéns nos sistemas, que forem verificados ao longo do caminho percorrido pelos técnicos.
Conforme a Conab, também haverá orientação com relação à importância da participação dos armazenadores na pesquisa de estoques privados de café realizada anualmente, uma vez que os dados do levantamento contribuem com o planejamento governamental e o fomento da produção e produtividade agrícola, além da regularidade do abastecimento alimentar.
Em Minas Gerais, o cadastramento será realizado em, pelo menos, quatro etapas. Na primeira, que tem início nesta segunda-feira, 23, e vai até 11 de maio, 24 municípios do sul e sudoeste mineiro receberão as visitas da Conab.
Já no Espírito Santo, os municípios da região norte capixaba foram os primeiros a receberem os técnicos da Conab. Nestas cidades os trabalhos tiveram início na semana passada e terminam na sexta-feira, 27. A expectativa é que sejam realizadas outras sete etapas que atenderão todas as regiões armazenadoras do Estado.
Fonte: Q10/Estadão Conteúdo