16/08/2011 – Depois de o preço do café tipo arábica cair aos menores níveis em seis meses e meio na semana passada, o grão encontrou compradores ontem na Bolsa de Nova York. Especuladores e empresas comerciais aproveitaram a baixa para voltar à carga no mercado. O contrato dezembro subiu 2,28%, para fechar em 249,50 centavos de dólar por libra-peso.
Em Londres, onde o café robusta é negociado, as cotações também registraram alta expressiva: 2,1%, para US$ 2.329 por tonelada no vencimento novembro. O banco Macquarie avaliou que, pelo menos em Londres, a valorização deve continuar, segundo a agência Dow Jones. O contrato novembro deve seguir em direção aos US$ 2.400 por tonelada no quarto trimestre do ano porque torrefadores deverão acelerar as compras para atender a demanda durante o inverno no Hemisfério Norte.
A disponibilidade de café nos principais países produtores tem sido cada vez menor e a indústria terá de recorrer aos estoques da Bolsa de Londres para obter o produto. Cerca de 410 mil toneladas de grão estão armazenadas ali. No Vietnã, maior produtor mundial de robusta, as notícias são de que os embarques seguem lentos. Apesar da grande safra de 18,5 milhões de sacas de 60 quilos deste ano, praticamente todo o grão disponível já foi vendido e há pouco produto para ser embarcado até novembro, quando começa a nova safra.
Fonte: AgnoCafe