A cooperativa Coopervitae, localizada na cidade de Nova Resende-MG, recebeu nesta semana compradora de cafés organico nas propriedades dos cooperados .
A Compradora Organic Products Trading Company, vistou produtores da coopervitae, com intuito de troca de informações e criar um relacionamento direto, tambem a Trader percebeu a dificuldade que enfrenta os produtores do pais no processo de certificação e adequação, que requer um acompanhamento de assistência tecnica para o processo que requer muito comprometimento dos requisitos da certificadora orgânica.
Haja visto que o comprador vendo a dificuldades e desanimos por parte dos produtores, a compradora faz visista e anota as necessidades de cada região e poder atende-lo com as necessidades. O produto café, que está no momento em falta no mercado, os compradores do Estados Unidos, vê o Brasil como uma oportunidade de oferta pelas qualidades e que estão sendo apresentadas através da CRACK a qual representa o Fair Trade no pais.
Através da representação CRACK, Apresentou algumas empresas que poderão passar pelo processo de tranformação e uma delas é a Coopervitae ascostas em Boa esperança, que já tem os requisitos para realizar as exportações de comercio justo e orienta que o produtor deve aplicar a certificadora em ter um contrato pré fixado que já conta com um preço minimo de 1,90 cent, com conscientização e buscando com as boas praticas agrícolas, oportunidade a frente.
Fonte: Arruda São Pedro