Como Starbucks consegue cobrar uma fortuna por grãos baratos

8 de julho de 2015 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: UOL

Bloomberg Kyle Stock


08/07/2015


(Bloomberg Business) – Nesta manhã, milhões de pessoas grogues pagaram entre US$ 0,05 e US$ 0,20  a mais por sua dose de Starbucks. Sem crise. A maioria provavelmente passou o cartão ou pagou com bitcoins e nem percebeu.


Mas, para a Starbucks, esses centavos fazem sentido – especialmente porque a empresa está pagando menos pelos grãos e cobrando mais caro pelos lattes.


O custo do café nos mercados de commodities – os grãos verdes sem torrar, ou “bagas”, que são cortados do galho – tem caído, acima de tudo por causa de muita chuva e temperaturas altas no Brasil.


Portanto, grãos mais baratos para eles, preços mais altos para você – uma mistura simples e forte, com um toque de mercados financeiros e uma pitada de marketing.


O império do café arábica disse que não tinha mexido nos preços de várias de suas bebidas durante cerca de dois anos. A empresa tem que “equilibrar a necessidade de administrar o negócio de forma rentável sem deixar de fornecer valor para os clientes fiéis e de atrair novos clientes”, disse a porta-voz Lisa Passe em um comunicado. Tradução: Às vezes percebemos que vocês pagarão mais.


Cobertura
Observando a grande queda dos preços dos grãos de café no segundo trimestre, a Starbucks comprou todos os grãos de que precisará para o restante do ano e cerca de dois terços dos que necessitará para o ano que vem. “Esperávamos que os preços do café caíssem, considerando o que observamos no mercado”, disse o diretor financeiro Scott Maw durante uma teleconferência no fim de abril. “Nós esperamos, fomos pacientes, e quando eles entraram na nossa faixa-alvo, suprimos nossas necessidades para o ano”.


As coberturas também podem ter o efeito inverso: a queda recente nos preços do café implicou que a Starbucks tenha sido obrigada a comprar alguns dos grãos que torrou no segundo trimestre a taxas superiores às do mercado porque tinha fechado o preço meses antes, quando era mais caro.


Contudo, se o mercado agir como a Starbucks espera, os preços do café subirão no ano que vem e a empresa continuará pagando as taxas baixas deste ano. Enquanto isso, a companhia vai continuar acrescentando esses US$ 0,05 a  US$ 0,20  a mais por copo no saco dos lucros (e no saco das bonificações para essa equipe perspicaz de coberturas).


Em poucas palavras, a Starbucks está aumentando os preços por um motivo muito simples: porque pode.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.