Todos os anos são divulgadas diversas previsões sobre o volume da produção de café.
Santa Teresa (ES) – Com intuito de responder essa questão, será realizado durante a V Semana Tecnológica do Agronegócio uma mesa redonda com as duas principais instituições (IBGE e Conab) envolvidas no levantamento e divulgação de dados antecipados sobre as Safras e sete instituições ligadas ao ciclo cafeeiro capixaba. O objetivo principal é explicar aos produtores rurais as metodologias utilizadas, evitando assim polêmicas e críticas, além de contribuir para melhorar a assertividade das previsões.
Todos os anos são divulgadas diversas previsões sobre o volume da produção de café. As previsões são de extrema importância para o planejamento, tanto da iniciativa pública quanto privada, influenciando diretamente nas decisões estratégicas. No entanto, apesar das modernizações metodológicas das previsões de safra, ainda há críticas em relação aos resultados apresentados.
Pensando em contribuir no fortalecimento a credibilidade dos dados juntos aos cafeicultores, a Coopeavi convidou as principais instituições envolvidas nos levantamentos oficiais para esclarecer as metodologias e os impactos dos dados divulgados na economia rural. Além disso, várias empresas ligadas a cadeia de produção e comercialização do café para contribuir com suas visões de mercado.
“Nosso objetivo com essa mesa redonda é explicar de forma simples e objetiva o mecanismo de coleta de dados no campo, demonstrando como são selecionados os produtores e explicar o papel do IBGE, Conab e Incaper na previsão de safra da cafeicultura”, explica o especialista em informações de mercado da Coopeavi, Dr. José Roberto Gonçalves.
Farão parte da mesa redonda representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Organização Brasileira das Cooperativas (OCB-ES), Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo (Sindicafé-ES), Câmara Federal dos Deputados, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Pesca e Aquicultura (Seag-ES), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e COFCO Agri, empresa envolvida em negócios comerciais e de processamento agrícola presente em 29 países.
A mesa redonda para discutir as metodologias para previsão de safra da cafeicultura do Espírito Santo acontecerá no dia 19 de agosto, às 13 horas, durante a V Semana Tecnológica do Agronegócio, no Parque de Exposição de Santa Teresa (ES).