Vinho – Os corantes naturais da uva são os responsáveis pelas manchas causadas pelo vinho, explica o professor e engenheiro químico da PUCPR Emerson Martim. Se a bebida caiu sobre a roupa em um restaurante ou festa, a solução é passar um cubo de gelo sobre o local, isso irá diluir a bebida e amenizar o problema. Jogar bastante água quente sobre a marca também pode resolver. No entanto, não esqueça de lavar a peça com água fria e sabão branco assim que chegar em casa. Se o vinho caiu no tapete, aplique solução de 1/4 de vinagre branco com 3/4 de água morna.
Removendo mancha de café – Se pingou café na camisa ou a bebida foi derramada na toalha de mesa, molhe o local imediatamente com água quente. Outra opção é passar um cubo de gelo sobre a mancha. Para retirar totalmente a marca, no entanto, é preciso lavar o tecido com água fria e sabão de coco. No caso de manchas no tapete, limpe o local com água quente e gotas de limão ou sal amoníaco.
Gordura – É preciso evitar que ela penetre no emaranhado de fibras do tecido. Para isso, aplique amido de milho ou talco sobre a mancha o mais rápido possível e deixe o produto agir por alguns minutos. Depois, escove bem o local. Dissolver a gordura com um produto cáustico ideal para tecidos e aplicar um produto para absorvê-la é outra opção.
Caneta esferográfica – Canetas estouram e rabiscam o que não devem. Para solucionar o problema, borrife spray de cabelo sobre a mancha. Deixe o local da marca algumas horas dentro de uma vasilha com leite. Esfregar a marca com vinagre ou limão também pode resolver.
Sangue – O ideal é lavar a nódoa com bastante água fria e esfregar com sabão branco no momento em que a peça ficou suja. Se isso não foi possível, remova a nódoa com água oxigenada 10 volumes.
Molho de tomate – As manchas de molho de tomate podem ser retiradas com uma mistura de amônia com água – uma colher de chá para meio copo de água – aplicada no local. Uma solução de detergente com água morna sobre a mancha também resolverá.
Esmalte – No caso de manchas de esmalte, passe um pouco de acetona no local com o auxílio de um chumaço de algodão e em seguida aplique talco sobre a peça – isso evitará que a acetona se espalhe sobre o tecido. Por fim, retire o produto e lave com água fria e sabão de coco.
Maquiagem – É possível remover marcas de batom esfregando uma solução de detergente líquido e água morna. Manchas de blush podem ser retiradas aplicando-se um pouco de álcool sobre o local com o auxílio de um algodão. No caso do pó facial, use vinagre branco ou água oxigenada 20 volumes.
Tinta de cabelo – O sabão de coco é a solução. Passe o produto sobre a marca seca até formar uma camada espessa no tecido e depois jogue água fervente em cima. Por fim, lave com água fria. Se precisar, repita o processo.
Manchas de suor – Para retirar as manchas de suor que amarelam colarinhos e a parte inferior das mangas das roupas brancas, utilize sumo de limão. Aplique o líquido sobre a peça seca e deixe agir por alguns minutos. Depois, coloque a roupa de molho em água e sabão neutro.
Roupa amarelada – Coloque-a de molho por algumas horas em uma solução de água, sabão em pó e álcool.
Fontes: Mariana Savi, Empresa Casa Organizada, fone (41) 8802-2406 e Jorge Ubirajara, técnico da indústria têxtil Vicunha.