Na última quarta-feira, 30, um grupo de 14 pessoas de 9 países diferentes esteve em Patrocínio para conhecer sobre a Região do Cerrado Mineiro. Representantes de Camarões, Angola, Panamá, El Salvador, Suíça, Portugal, China, Uruguai e Chile todos envolvidos no ramo alimentício em seus países, em sua maioria importadores e varejistas estavam interessados em conhecer mais sobre o Café e a Região.
A primeira visita foi a um pequeno produtor rural familiar, Fair Trade, filiado a Appcer (Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado), Mário Lúcio Donizete dos Reis, assentado da Comunidade de Esmeril. O produtor cuida dos 8,5 hectares de café que possui com ajuda apenas dos pais e do irmão. O produtor contou sua história na cafeicultura e sua experiência demostrou que a Região do Cerrado Mineiro é formada também por pequenos produtores como ele, que trabalham com suas famílias, se preocupam com o meio ambiente e produzem o Café de Atitude®: Ético, Rastreável de Alta Qualidade.
Após a visita, a comitiva foi conhecer a Expocaccer. Lá o Diretor de Marketing da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, explicou o conceito da Região como Indicação Geográfica, o trabalho da Federação, a importância do Selo de Origem e Qualidade e a rastreabilidade dos Cafés da Região. Os participantes ficaram bastante impressionados com a organização da Região e o trabalho que é feito.
Por fim André Gomes Peres, Gerente de Negócios da Expocaccer levou o grupo para conhecer os armazéns e os processos de preparo dos cafés. Mais uma vez a estrutura e a dimensão dos armazéns impressionou bastante o grupo. Países como Camarões e China se mostraram extremamente interessados em importar café da Região.