fonte: Cepea

Comissão Nacional do Café discute importação do café vietnamita com produtores capixabas

Por: 27/02/2007 17:02:15 - A Gazeta Online - Minuto a Minuto

O presidente da Comissão Nacional do café, Breno Mesquita, vem ao Estado nesta quarta-feira para discutir com agricultores capixabas uma proposta de importação do café do Vietnã, no regime de “drawback”, pelas empresas de torrefação e moagem e também pela indústria de café solúvel nacional.


No entanto, o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, acredita que a importação não será aprovada, e que tal permissão seria desastrosa para a cafeicultura capixaba.


Ele denuncia que no Vietnã não há leis trabalhistas e ambientais que possam garantir a segurança na importação. “Lá os agricultores, por falta de leis trabalhistas, ganham muito pouco e o preço do café acaba ficando muito mais baixo do que o do Brasil, gerando assim uma concorrência desleal”. Além disso, o vice-presidente afirma que há muita infestação de pragas no café vietnamita, as quais poderiam chegar ao Brasil através dos sacos de café importados.


Júlio da Silva Rocha Júnior apela para que o Governo Federal invista em uma política estrutural a longo prazo para os cafeicultores brasileiros, sobretudo os capixabas. Segundo ele, a falta desta estrutura provoca o decréscimo da produção, estoques baixos e cria uma “falsa necessidade de importação”.


Para o vice-presidente, investimentos do Governo Federal na política de preços mínimos, na segurança das atividades agrárias e na telefonia rural, por exemplo, seriam ideais para anular de uma vez a proposta de importação de café, uma vez que o Espírito Santo é o maior produtor nacional da variedade conilon e o segundo produtor mundial, com uma previsão de safra para este ano de sete milhões de sacas.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.