Encontro tratou de estratégias para fortalecer a identidade e o valor do café brasileiro no mercado nacional e internacional
A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na última sexta-feira (7), para estudar um projeto para revitalizar e modernizar a marca Cafés do Brasil no mercado nacional e internacional. O encontro aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com participação da consultoria Design Bridge and Partners, conhecida por sua expertise em estratégias de marca e design inovador.
Participaram do encontro: Fabrício Teixeira Andrade, presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Thiago Orletti, vice-presidente, Ademar Pereira, segundo vice-presidente da Comissão da CNA e também coordenador adjunto da Comissão Técnica de Cafeicultura da Faesp, e Raquel Miranda, assessora técnica da CNA. Pela consultoria: Raquel Sztejnberg, head de estratégia da Design Bridge and Partners no Brasil e Daniel Balaguer, consultor de branding.
O presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Fabrício Teixeira Andrade, explica a importância desse encontro. “No momento nós estamos no processo de apuração, em que os principais agentes da cadeia produtiva no café no Brasil estão sendo entrevistados para que todos os valores, todos os pontos de diferenciação que queremos comunicar como Cafés do Brasil sejam contemplados. Esperamos que, ao final do processo, tenhamos uma marca que não apenas agregue valor ao café brasileiro, mas também promova o sentimento de pertencimento entre todos os elos da cadeia. Com uma comunicação mais consistente, expandindo o reconhecimento da marca pelos consumidores”, afirmou.
O projeto é conduzido pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), composto de órgãos do setor público e do setor privado; Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Conselho Nacional do Café (CNC) representando as Cooperativas; Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representando os exportadores; Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC); e Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS).
Para Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, o encontro se traduz pela importância que o café tem na economia brasileira e seu papel histórico. “Valorizar os cafés do Brasil é valorizar a história das famílias produtoras e do legado passado de geração em geração, dessa que é uma das culturas agrícolas mais admiradas e mais reconhecidamente brasileiras que é o café. A Faesp apoia eventos como esse e está de portas abertas para dar ao café o protagonismo que ele merece.”
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