Os parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovaram, nesta terça-feira (2), por unanimidade, o requerimento 397/09, de autoria do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), que propõe a convocação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para esclarecer as declarações ofensivas contra produtores rurais, entidades representativas dos setor e parlamentares da bancada do agronegócio.
Ao defender a proposição, o parlamentar gaúcho argumentou que os agricultores e as suas lideranças merecem respeito e por isso Minc precisa se explicar no colegiado. Heinze classificou de irresponsável a atitude do ministro que não respeita os trabalhadores do meio rural e o setor que mantém a economia do Brasil. “É incompreensível que uma autoridade de estado seja tão inconsequente ao ponto de atacar a agricultura e suas lideranças e incitar a luta de classes entre pequenos e médios agricultores. Não existe essa diferença, todos são importantes e ajudam para que o país cresça economicamente”, ressaltou.
Durante a apreciação da matéria, outros deputados manifestaram indignação com as últimas manifestações do ministro. Cesar Silvestri (PPS-PR), Moreira Mendes (PPS-RO) e Duarte Nogueira (PSDB-SP) clamaram pela imediata exoneração de Minc e cobraram um posição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o comportamento do chefe da Pasta do Meio Ambiente. “Por muito menos, em outros países, o ministro já estaria no olho da rua”, enfatizou Silvestri.
A data para o comparecimento de Minc na Comissão será definida em comum acordo com a agenda do ministério e será marcada até a próxima semana. Segundo Heinze, autor do requerimento, o regimento interno da Casa determina a obrigatoriedade de comparecimento, sob pena de responder a processo por crime de responsabilidade.
Fonte: AI / Dep. Fed. Luis C. Heinze