Nesse ano a premiação será totalmente online e o prazo máximo para envio das amostras é 09/10. As inscrições devem ser feitas pelo site.
A principal premiação do setor cafeeiro do Brasil, o Coffee of The Year Brasil, irá acontecer no dia 20 de novembro de 2020. Nesse ano, o evento passou por uma reformulação e será totalmente online.
O concurso foi criado pela Semana Internacional do Café (SIC), que é o principal evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo. Ele tem o objetivo de reunir os melhores cafés brasileiros e a cada ano elege os grandes destaques para que especialistas, torrefadores, traders e muitos outros profissionais da área possam conhecer todas as novidades do mercado.
Os produtores que desejam concorrer a premiação, que é dividida em duas fases avaliativas, podem se inscrever pelo site da SIC e enviar suas amostras até o dia 09 de outubro.
Na primeira fase do concurso as amostras são torradas e provadas pelos profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute).
Na segunda fase os melhores cafés irão participar da Semana Internacional do Café e serão provados por compradores nacionais e internacionais. As 21 melhores amostras classificadas passam para a final do concurso e a revelação e a premiação da vencedora acontece no dia 20 de novembro.
Evento promove uma troca de experiências e une o setor
A SIC tem como foco principal atuar no desenvolvimento do mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para os consumidores internos e potenciais compradores internacionais.
Por isso, no evento há a exposição de produtos e marcas e cria-se uma ampla rede de networking entre cafeicultores, compradores, fornecedores, torrefadores, classificadores, exportadores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de café.
Segundo a chef de cozinha Nayara de Azevedo, especialista do ramo gastronômico do Guia 55, o café é uma grande paixão dos brasileiros e a cada ano a busca por grãos diferenciados tem aumentado. “A Semana Internacional do Café é uma oportunidade para que as novidades do mercado cafeeiro sejam conhecidas e permite que a gama de opções de cafés disponíveis para compra pelos consumidores aumente a cada ano”, afirma.
Em 2019 a SIC recebeu 23 mil pessoas e gerou R$ 50 milhões em negócios através de 40 eventos simultâneos e da presença de 220 expositores e 31 países visitantes. Para que em 2020 o evento pudesse ser realizado e alcançasse o mesmo sucesso foi desenvolvida uma plataforma exclusiva de acesso gratuito para todos os interessados.
Nesse ano haverá a presença de convidados internacionais, que irão partilhar o seu conhecimento em cursos e painéis, e de especialistas nacionais renomados, responsáveis por trazer conteúdos exclusivos sobre o setor.