Agência Safras
09/02/2011
Lessandro Carvalho
A comercialização de café no sul de Minas Gerais está em 85% da safra total 2010 da região. A análise parte de fonte da área de comercialização de uma grande cooperativa que atua no sul-mineiro, que falou à Agência SAFRAS.
A fonte destacou que o volume de estoque é pequeno, e quem ainda detém café para a venda da safra passada vai segurar os grãos e esperar por melhores momentos, por novas altas nas cotações para negociar. \”Agora o mercado está travado\”, comentou a fonte.
O produtor está aproveitando os preços mais altos de 2010/11 para fazer média nas elevações de cotações no mercado. Segundo a fonte, os preços podem subir ainda mais um pouco pela escassez de grãos de melhor qualidade no mercado brasileiro e mundial. Entretanto, isso é limitado porque na Bolsa de Mercadorias de Nova York o café arábica bebida boa parece estar já no máximo para o momento dentro dos fundamentos, dando sinais de estar sobrecomprado e sujeito a correções.
As vendas antecipadas da safra 2011 também estão andando devagar no sul de Minas Gerais. Segundo a fonte, o produtor está cauteloso porque não sabe o quanto vai colher na safra nova, que será menor dentro do ciclo bienal da cultura. Em média, o cafeicultor negociou no sul de Minas 25% da produção esperada de 2011 de forma antecipada até agora.