COMERCIALIZAÇÃO DA SAFRA 2009 DE CAFÉ DO BRASIL ENTRE 10% E 12%

Por: Blog do café

A Safras & Mercado também divulgou uma estimativa preliminar referente à comercialização de café da safra 2009 do Brasil. Segundo a empresa de consultoria, de 10% a 12% do ciclo cafeeiro atual foram comprometidos até o fim de abril deste ano.


Segundo Gil Carlos Barabach, analista da Safras, esses dados prévios indicam que de 4,2 milhões a 4,7 milhões de sacas foram negociadas, uma vez que a empresa projeta a safra 2009 entre 38,2 milhões e 41,2 milhões de sacas. “Em igual época do ano passado, esse comprometimento já superava os 20% da safra, o que mostra o ritmo lento dos negócios atualmente”, comentou.


Em material divulgado pela Agência Safras, o analista disse que também o ciclo 2008/09 está com suas vendas atrasadas. O levantamento mensal da Safras & Mercado, feito junto a produtores, cooperativas, corretores e secretarias de agriculturas, indicou um comprometimento por parte dos produtores de 91% da produção atual, volume abaixo dos 94% de igual período de 2008.


Barabach afirmou que, ao longo de abril, o produtor assumiu uma postura mais defensiva, na expectativa da interferência do Governo Federal, confirmada somente no início de maio. “Os preços também não estimularam, com cotações em reais oscilando pouco ao longo do mês. Isso tudo explica o andamento lento dos negócios”, observou.


Ainda conforme o analista, as vendas da safra nova seguem a passos lentos. “A menor colheita do Brasil, em 2009, é um empecilho às vendas, mas também não há um grande esforço por parte da demanda. Assim, as pontas seguem distantes e os negócios não avançam”, concluiu Barabach.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.