A comercialização da safra 2013/2014 de café chegou a 63% do total produzido até o último dia 10 de janeiro. O cálculo foi divulgado nesta segunda-feira (20/1) pela consultoria Safras e Mercado, com base em informações de corretoras e cooperativas. O ritmo é mais lento em relação à média dos últimos cinco anos, que era de 70% da produção vendida neste período do ano.
A conta feita pelos consultores se baseia em uma estimativa de produção de 52,9 milhões de sacas de 60 quilos. Desta forma, o volume vendido foi calculado em 33,08 milhões de sacas.
“O produtor tem dosado as vendas, mas sem deixar de aproveitar a melhora no preço. Evita, assim, comprometer grandes volumes, e ainda pode ainda tirar proveito de uma eventual alta das cotações mais adiante”, aponta o analista da Safras e Mercado, Gil Barabah, em nota divulgada pela consultoria.
Ainda de acordo com Barabach, a postura do produtor tem sido a de diluir o risco e “apostar” em 2014. “Se o mercado confirmar a mudança de seguir subindo, melhor ainda para o vendedor, que terá toda a safra 2014 para ser negociada. Caso contrário, já garantiu um bom preço para seu produto.”
Fonte: Globo Rural Online